Realizou-se no dia 18 de julho de 2023, a cerimónia de inauguração da reabilitação do Talhão da Liga dos Combatentes no Cemitério do Lavradio, Barreiro. O projeto foi aprovado pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), pela Liga dos Combatentes e a prestimosa colaboração da Câmara Municipal do Barreiro. Foram requalificadas 39 sepulturas no cemitério do Lavradio, dos antigos combatentes, heróis nacionais. A obra executada em todo o talhão, desde as campas ao pavimento, confere agora, na sua globalidade, uma geometria harmoniosa e um elevado grau de dignidade, características devidas a todos os Combatentes que já partiram.
A cerimónia simples, mas plena de significado, contou com a presença de ilustres entidades militares e civis, convidadas para o efeito. Assim, estiveram presentes o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas – General José Nunes da Fonseca, o Presidente da Liga dos Combatentes – Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, o Almirante António da Silva Ribeiro, CEMGFA à altura da constituição deste projeto e a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro com o pelouro dos cemitérios – Dr.ª Maria Arlete Cruz.
A cerimónia contou com as palavras de agradecimento e do relevar da importância deste projeto e o que ele significa para a dignificação de todos os militares Combatentes, e ainda um importante passo para a preservação da memória de todos os que combateram na Guerra do Ultramar.
O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes fez-se representar por dois elementos da Direção, pelo Tesoureiro – Tenente-coronel José Monteiro, e pelo seu Porta-guião – Fernando Almeida.