Home Notícias Núcleo do Porto – 101.º aniversário e VIII Concerto Solidário

Núcleo do Porto – 101.º aniversário e VIII Concerto Solidário

0
No dia 15 de outubro de 2024, o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (LC) celebrou com grande solenidade o seu centenário e o seu 101.º aniversário, assinalando assim 101 anos de dedicação aos Combatentes e às suas causas. A cerimónia, que teve lugar no Palacete Visconde Pereira Machado, sede do Núcleo, foi presidida pelo Presidente da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, contando com a presença de distintas entidades civis e militares, de que se refere o Vereador do Pelouro da Educação e Pelouro para Coesão Social do Município do Porto, Fernando Paulo, em representação do Presidente, o Presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, Nuno Filipe Teixeira da Cruz, o Brigadeiro-general Francisco Bento Soares, em representação do Comandante do Pessoal do Exército, o Diretor do Serviço de Pessoal do Exército, Brigadeiro-general Dias Martins e o Comandante do Comando Metropolitano da PSP do Porto, Superintendente Victor Rodrigues.
Os órgãos sociais do Núcleo do Porto marcaram, igualmente, presença. Da Assembleia-geral esteve o seu presidente, Coronel Comando José Manuel da Glória Belchior, o 1.º Secretário, Manuel Barbosa, o 2.º Secretário, Albano Dias da Costa, e a 1.ª Secretária Suplente, Júlia Pacheco Antunes. Da direção do Núcleo estiveram todos os seus elementos, nomeadamente: Presidente, Coronel Jocelino Bragança Rodrigues; Vice-presidente, Coronel Aníbal Saraiva; Secretário, Tenente-coronel José Palhau; Tesoureiro, José Dias; 1.º Vogal, Emanuel Pinto; 2.º Vogal, Sargento-mor Silva Pinto; e, Vogais suplentes, Agostinho Costa e Manuel de Sousa.
No evento marcaram ainda presença os funcionários e voluntários que servem no Núcleo e inúmeros Sócios, familiares e amigos, tornando-se a sala da Grande Guerra, onde decorreu a sessão solene, pequena para acolher todos que se dignaram marcar presença nesta data evocativa.  
A sessão teve início às 11h00, com a execução do Hino Nacional, que marcou o tom de respeito e reverência que caracterizou o evento. Após a entoação do Hino por todos os presentes, seguiu-se a cerimónia de homenagem aos mortos caídos pela Pátria. Ao som do Terno de Clarins do Destacamento de Coimbra da Fanfarra do Exército, abateu-se sobre os presentes um ambiente de introspeção e recolhimento, evocando-se, com a deposição de uma coroa de flores junto à imagem do Soldado Desconhecido, o sacrifício supremo daqueles que deram a vida pela Pátria, homenageando-se, assim, todos os militares que, no cumprimento do dever, tombaram no campo da honra e da glória ao serviço de Portugal. Seguiram-se alocuções do Presidente do Núcleo do Porto e do Presidente da LC.
Na sua intervenção, o Presidente do Núcleo realçou o papel do Núcleo ao longo de um século de apoio permanente e da preservação da memória dos Combatentes, destacando-se: “A LC e o Núcleo do Porto nasceram para se substituir ao Estado, que estava muito longe de ser um estado social, e estiveram sempre na primeira linha para acudir e socorrer os Combatentes que regressaram mutilados, estropiados, gaseados, com diferentes tipos de doenças e com múltiplas dificuldades, mas também aos que ficaram desprovidos do sustento paternal, nomeadamente as viúvas e os órfãos de guerra. No passado, no presente e no futuro continuaremos a honrar o nosso compromisso e apoiar, não só esta franja da população, mas também todo o tecido social em geral, de diversas idades, credos e religiões que constitui a nossa massa associativa. (…) Continuamos a incrementar o apoio social e solidário aos associados, em geral, e dos mais carenciados e necessitados em particular, com recurso a uma viatura cedida pela Direção Central da LC, que permitiu aos técnicos do CAMPS 3 – Porto (região Norte) chegar mais longe e com mais facilidade aos associados dos 19 Núcleos apoiados. Neste âmbito foram também garantidos apoios de proximidade a Sócios Combatentes, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia de residência dos mesmos. Desde o início de 2024 foram realizadas 42 Triagens e 717 consultas distribuídas pelas valências de Psicologia, Apoio Social e Medicina Geral. São acompanhados mensalmente, uma média de 60 casos. Em simultâneo foram realizadas outras atividades como Caminhadas, Palestras e Ações de Grupo. (…) O Núcleo do Porto tem contribuído em larga escala para assegurar um dos objetivos estruturais da LC – garantir a sua Perenidade. O nosso crescimento foi sustentado e contínuo, com um ritmo médio mensal superior a 45 novos associados, distribuídos por uma massa associativa composta por jovens, com idades compreendidas entre 1 ano e os noventa e tais anos, e assente numa matriz, transversal a todo o leque de cidadãos dos Concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Valongo, mas não só. (…) Tudo o que neste ciclo de Direção foi realizado é fruto do trabalho árduo e coesão da equipa, constituída pela Assembleia-geral, Direção, funcionários, voluntários e CAMPS 3, que parafraseando o grande poeta Fernando Pessoa é plural como o universo, e que na sua pluralidade, cometimento, espírito de missão e profissionalismo, permitiu honrar em permanência os mortos e cuidar todos os dias dos vivos, com mais proximidade dos mesmos, para que possamos suprir as suas necessidades e anseios, e combater a exclusão social e a solidão.”
O Presidente da LC salientou o valor simbólico e histórico desta comemoração, reconhecendo o compromisso de todos os envolvidos no apoio contínuo aos associados e à promoção dos valores da LC. Na sua alocução informou que, na continuação da procura de respostas para o apoio aos seus associados e em especial aos Antigos Combatentes, na área dos Cuidados de Saúde, no dia 16 de outubro de 2024, foi celebrado um protocolo entre a LC e o Hospital das Forças Armadas (HFAR), o qual irá permitir o acesso dos Membros/Sócios da instituição ao HFAR, como uma resposta complementar ao Sistema Nacional de Saúde.
No seguimento, referiu que este é mais um dos atos, em conjunto com muitos outros, que contribui para a perenidade da LC e que reflete o esforço da instituição no apoio social e de saúde aos seus associados. Neste âmbito, fez referência às recentes medidas legislativas de apoio à saúde e apoio social aos Antigos Combatentes aprovadas pelo atual governo (os beneficiários do Estatuto do Antigo Combatente pensionistas vão passar a ter, de forma faseada, a partir de 2025, uma comparticipação de 100% em todos os medicamentos e os não pensionistas terão 90% de comparticipação em medicamentos psicofármacos), referindo que na génese destas estiveram diversas propostas feitas pela LC, mostrando o seu agrado por tal concretização. No entanto, deixou claro, que é necessário fazer mais, nomeadamente no que respeita ao suplemento de pensão, o qual está muito aquém do desejado e merecido pelos Antigos Combatentes. A intervenção terminou com um agradecimento pelo excelente trabalho que o Núcleo do Porto vem fazendo em prol dos Combatentes e da instituição
Após as intervenções, procedeu-se à entrega de condecorações e louvores a Combatentes, funcionários e voluntários que se distinguiram pelo seu serviço e dedicação à causa. Realça-se a condecoração do Núcleo do Porto com a Medalha de Honra ao Mérito (grau ouro) da LC, tendo esta condecoração sido imposta no seu Guião pelo Presidente da LC. Merece ainda referência a nomeação do Presidente da Assembleia-geral do Núcleo como presidente de Honra do Núcleo do Porto. O momento foi pautado por emoções fortes, enaltecendo o espírito de serviço e sacrifício daqueles que serviram a nação e a LC.
A seguir ao término da sessão solene, foi inaugurada a exposição «Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023», patente de 15 a 30 de outubro de 2024 na sede do Núcleo, uma exibição que celebra a história e os feitos da instituição ao longo dos 100 anos de existência, destacando o papel essencial que desempenha no apoio aos Combatentes e na preservação da sua memória.
As comemorações terminaram com um almoço entre os membros dos órgãos sociais, Sócios, familiares e convidados, onde os laços de camaradagem foram reforçados em ambiente de confraternização e amizade.
A evocação do Centenário do Núcleo do Porto incluiu também, na noite de 14 de outubro, o VIII Concerto Solidário, realizado na sala Suggia da Casa da Música, iniciativa muito elogiada e apreciada por todos os presentes. Este concerto foi brilhantemente interpretado pela Banda da Armada e pela soprano Nataliya Stepanska, constituindo uma experiência musical de excelência e um momento cultural e solidário de grande prestígio, e que reuniu diversas entidades, de que se refere: o Presidente da LC, o Reverendíssimo Bispo do Porto, D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, e o Presidente do Núcleo do Porto.
Em síntese, as celebrações do centenário do Núcleo do Porto e do seu 101.º aniversário sublinharam o compromisso do Núcleo em continuar a honrar aqueles que serviram a pátria, renovando o seu empenho na defesa dos seus direitos e na preservação dos seus valores. Este evento ficou marcado pela dignidade, respeito e sentido de dever, que continuarão a pautar a atuação do Núcleo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
CARRINHO DE COMPRAS
  • No products in the cart.