As atividades do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC) no primeiro trimestre de 2025 ficaram marcadas por um conjunto alargado de iniciativas e eventos orientadas para os nossos Sócios e para a valorização da missão que nos motiva.
Destacamos, desde logo, a Comemoração do Dia do Combatente e do 107.º aniversário da Batalha de La Lys, composta por uma cerimónia religiosa na Igreja das Carmelitas e uma cerimónia militar presidida pelo Major-general Dias Martins, na Praça Carlos Alberto, culminando com um almoço-convívio no Hotel Tryp Exponor.
O CAMPS 3 – Porto e Região Norte, em articulação com o NPLC, promoveu diversas iniciativas, com especial ênfase, no voluntariado e no envolvimento comunitário, nomeadamente uma reunião com o Banco Alimentar Contra a Fome, a celebração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, com atividades intergeracionais na creche da LC do Complexo Nossa Senhora da Paz, incluindo a leitura de uma história sobre emoções e ainda a distribuição de cabazes de Páscoa a Sócios em situação de vulnerabilidade.
A 15 de março, foi inaugurada no Palacete Visconde Pereira Machado (sede do NPLC) uma exposição de arte com obras de diversos artistas nacionais e internacionais. A inauguração contou com a presença dos Órgãos Sociais e cerca de 100 Sócios. A exposição esteve patente até 30 de abril, com entrada livre.
A Sala da Grande Guerra na sede do NPLC foi alvo de importantes melhorias, com a instalação de 11 vitrines dotadas de iluminação programada e sistema de segurança, reorganização das peças expostas, novas legendas e colocação de um busto do Soldado Milhões em pedestal adequado e ainda a lavagem a seco das bandeiras dos países aliados da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Prosseguiram as obras de manutenção e valorização da sede e do nosso espaço museológico, nomeadamente: o restauro e impermeabilização das monumentais escadaria e claraboia; a pintura da sala da direção e de espaços adjacentes; a instalação de calhas e pendurais para exposições temporárias; a instalação de um sistema de ar condicionado na sala de trabalho dos membros da Direção; a aquisição de dois manequins, um para a Sala da Grande Guerra e outro para a entrada do Museu, com o intuito de suscitar a curiosidade e motivar o público em geral e os turistas a visitar o Palacete e as coleções visitáveis.
Na área da modernização tecnológica, foram adquiridos dois computadores e dois discos de 4TB e um servidor NAS, para ligar em rede a Direção, a secretaria e o CAMPS 3, permitindo digitalização, partilha de informação e o reforço da segurança com a implementação de um sistema de videovigilância.
Estabelecemos um protocolo com a empresa Farma 24 – AGLOBO, permitindo aos Sócios o acesso a descontos em saúde, bem-estar e estética. Participámos ativamente em cerimónias religiosas, civis e militares, e mantivemos uma forte presença nas redes sociais, comunicação institucional e na divulgação da nossa atividade através da Revista «Combatente», entre outros meios.
Este dinamismo é fruto do trabalho e coesão da equipa, constituída pela Assembleia-geral, Direção, Funcionários e Corpo de Voluntários do Núcleo, que parafraseando o grande poeta António Gedeão – «Pedra Filosofal» quando o NPLC «sonha o mundo pula e avança como uma bola colorida por entre as mãos de uma criança», e que com espírito de missão e profissionalismo, permitiu um crescimento sustentado e continuado mensal superior a 57 novos Sócios e de 10 reativações.
Honramos em permanência os mortos e cuidamos todos os dias dos vivos!
Presidente do Núcleo do Porto Jocelino Bragança Rodrigues, Coronel
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.