Home Notícias Núcleo de Santarém – Ministro da Defesa Nacional inaugura Polo Museológico

Núcleo de Santarém – Ministro da Defesa Nacional inaugura Polo Museológico

0
No dia 10 de outubro de 2024, o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes (LC) celebrou a inauguração do Polo Museológico do Combatente, num evento marcado por uma forte adesão de público. A cerimónia, que teve lugar nas instalações do Núcleo, contou com a presença de Sócios familiares e amigos, bem como das forças vivas da cidade e do distrito.
Presidida pelo Ministro da Defesa Nacional (MDN), Nuno Melo, a cerimónia contou com a representação de todos os Ramos das Forças Armadas e a presença de várias autoridades civis, militares e religiosas incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, o Presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte e o Bispo de Santarém, D. José Traquina. O evento destacou-se pela ampla participação de convidados e profundo simbolismo de um espaço que homenageia os Combatentes. 
A cerimónia iniciou-se com um momento musical apresentado por um ensemble de flautas transversais do Conservatório de Música de Santarém. Em seguida, descerrou-se a placa que assinalou oficialmente a inauguração do Polo Museológico do Combatente, um espaço que agora faz parte do Núcleo de Santarém, dedicado à preservação da história e da memória dos feitos dos Combatentes portugueses.
Outro momento de grande relevância foi a condecoração do Guião do Núcleo de Santarém com a Medalha de Honra ao Mérito (Grau Ouro) da LC, conferida como reconhecimento do mérito excecional do Núcleo, destacando o seu papel na preservação da memória dos Combatentes e na promoção dos valores cívicos e patrióticos ao longo dos seus 100 anos de história.
Seguiram-se os discursos oficiais, proferidos pelo Presidente do Núcleo de Santarém, Sargento-chefe de Cavalaria Carlos Pombo, pelo Presidente da Direção Central da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, e pelo Presidente do município de Santarém, João Teixeira Leite. O encerramento ficou a cargo do MDN que sublinhou o papel essencial das Forças Armadas e o contributo dos Combatentes ao longo da história de Portugal.
Após os discursos, as entidades e os convidados participaram numa visita inaugural ao Polo Museológico, onde puderam explorar as várias exposições permanentes que se encontram no Espaço Galeria do Núcleo. A exposição visa homenagear a história militar nacional, não obstante o acervo temático inserido neste Polo Museológico possuir os propósitos à preservação, conservação e divulgação do património histórico, memória e identidade individual e coletiva dos nossos Combatentes.
Os conteúdos temáticos da exposição estão organizados da seguinte forma:
– A evolução da nacionalidade portuguesa, representada através das bandeiras que simbolizam a identidade e independência do país;
– Um tributo aos Combatentes do Corpo Expedicionário Português que participaram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918);
– A memória dos Militares que serviram na Guerra do Ultramar (1961-1975), com destaque para a importância das Madrinhas de Guerra que ofereceram apoio moral e psicológico aos Combatentes;
– A evocação do 25 de Abril de 1974, com ênfase no papel desempenhado pelo Capitão Salgueiro Maia que liderou o movimento a partir de Santarém e contribuiu para a restauração da liberdade;
– A representação das atuais missões internacionais de apoio à paz, nas quais as Forças Armadas Portuguesas continuam a desempenhar um papel fundamental a nível global.
Após a visita ao museu, seguiu-se o momento formal de assinatura do Livro de Honra no Salão Nobre do Núcleo, pelas seguintes entidades: MDN, Presidente da Câmara Municipal de Santarém e Presidente da LC.
A inauguração deste Polo Museológico possui um significado profundo, não só por representar um espaço de grande relevância patrimonial, mas também por estar inserida nas comemorações do centenário da fundação do Núcleo de Santarém. São 100 anos de serviço e dedicação à preservação da história e do legado dos Combatentes portugueses.
Este novo espaço museológico do Combatente foi objeto de uma reportagem emitida pela RTP, com transmissão no programa “Portugal em Direto”, no passado dia 24 de outubro, levando assim a história deste Museu a um público mais alargado.
A Direção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, responsável por esta grandiosa realização, é constituída por: Presidente, Sargento-chefe Carlos Pombo; Presidente de Honra, Major António Cardana; Vice-presidente, Sargento-chefe José Calhau; Secretário, Sargento-mor António Ferreira; Tesoureiro, Sargento-mor Luís Sénica; Vogais: Sargento-mor Cipriano Gonçalves, Primeiro-sargento António Gonçalves, Sargento-mor Luís Faria, Sargento-ajudante Luís Laia e Sargento-chefe José Rodrigues.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
CARRINHO DE COMPRAS
  • No products in the cart.