O aniversário, seja de uma pessoa ou de uma instituição, é uma ocasião em que temos a oportunidade de refletir sobre o passado, fazer planos para o futuro e expressar gratidão por mais um ano de vida. Geralmente, as comemorações de aniversário incluem festas, encontros, almoços e jantares com amigos e familiares, presentes e um bolo decorado com velas, que são apagadas num sopro, de uma só vez, ao mesmo tempo que se faz um brinde, formula um desejo e se canta a tradicional canção “parabéns a você”. Comemorar o aniversário é uma oportunidade única para se apreciar e valorizar a jornada da vida, reconhecendo a passagem do tempo que inclui uma série de momentos especiais. Muitos desses momentos merecem, sem dúvida alguma, ser recordados com satisfação e alegria.
Neste contexto, as comemorações do 54.º aniversário do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, foram uma ocasião importante para homenagear e reconhecer o trabalho e o compromisso desta instituição, que ao longo de mais de cinco décadas tem estado ao serviço da comunidade e dos combatentes do concelho de Peniche.
No corrente ano, o programa comemorativo do aniversário do Núcleo foi marcado por uma abordagem mais abrangente, que incluiu uma ampla gama de iniciativas e atividades. Destacam-se, entre elas, a inauguração da exposição sobre o “Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023”, realizada em 28 de outubro, e a homenagem aos combatentes que sacrificaram as suas vidas ao serviço da Pátria durante a Primeira Grande Guerra e a Guerra do Ultramar, realizada em 4 de novembro, no Monumento aos Combatentes do Concelho de Peniche.
O dia do aniversário, incluiu as cerimónias de imposição de condecorações e de entrega de diplomas de louvor e de testemunho de apreço. Seguiu-se, o discurso do Presidente do Núcleo que efetuou uma retrospetiva dos principais eventos e atividades realizadas ao longo do mandato de três anos da atual Direção, mandato este que se encerra no final do ano em curso. Adicionalmente, realizou-se uma celebração religiosa na lindíssima Igreja da Misericórdia, seguida de um magnífico almoço comemorativo no Hotel Star Inn, que contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, entre convidados, sócios e familiares.
A exposição sobre o “Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023”, composta por trinta e um painéis que ilustram e exploram o percurso histórico da Liga dos Combatentes ao longo dos seus cem anos de existência, foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Exmo. Senhor Henrique Bertino. O evento contou com a presença de outras personalidades, amigos e familiares dos nossos associados que se uniram a este importante ato. A exposição esteve disponível para o público em geral no Clube Recreativo Penichense, de forma gratuita, durante cerca de duas semanas, no período entre 28 de outubro e 10 de novembro, e atraiu visitantes de todas as idades e de diversos setores sociais, culturais e profissionais da cidade e do concelho de Peniche.

A imposição de uma condecoração ou a entrega de um diploma de louvor, ou de testemunho de apreço, adquire um significado muito especial para aqueles que os recebem. Este ato representa o reconhecimento por parte de uma entidade, expressando apreço e gratidão por algo notável e digno de destaque e elogio, enfatizando as qualidades, o trabalho ou os feitos da pessoa homenageada. Neste contexto, é pertinente e justo mencionar que, neste aniversário, por iniciativa e proposta do Presidente da Direção do Núcleo, Sargento-chefe António Carvalho, o sócio combatente Manuel da Conceição Neves foi agraciado com a Medalha de Bons Serviços da Liga dos Combatentes, grau ouro. A atribuição desta condecoração significa o reconhecimento das notáveis qualidades morais e pessoais do Manuel Neves, assim como a sua inabalável dedicação e compromisso com a nobre causa da Liga dos Combatentes.
