A Cidade de Loures passa, a partir deste dia, a ter um memorial com os nomes dos combatentes, naturais, que morreram na guerra do Ultramar, juntamente com o memorial dos que morreram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
O dia não foi escolhido ao acaso, pois, faz, precisamente, 63 anos, 10 de outubro de 1961, que o Soldado Florêncio Rosa Capela, pertencente à Companhia de Artilharia 120, em Luanda, em serviço, morria, constituindo o primeiro natural de Loures a tombar na Guerra do Ultramar.
Para o Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, é uma honra, um dever e um privilégio estar associado a este evento. É um marco de cidadania que brotou espontaneamente de dois homens, um que sonhou com este projeto, Sócio Combatente José Martins, e o segundo que disponibilizou os meios humanos e os meios financeiros necessários para a sua concretização, Dr. Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures, acrescentando mais história à determinação quotidiana e secular dos Lourenses. O memorial alçado verte a alma dos filhos de Loures e enriquece a história desta cidade.
Este memorial não foi concebido só para o passado, mas também estará para o presente e para o futuro.
O nosso eterno obrigado ao Sócio Combatente José Martins e ao Dr. Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures.
Expressamos, ainda, um especial obrigado à equipa da Câmara Municipal de Loures que esteve envolvida no levantamento dos 15 combatentes que estão no Memorial, um trabalho difícil, demorado e só possível com uma grande dedicação: Pedro Rocha, Vasco Resa, Maria Caldeira, Conceição Macieira e Jorge Aniceto.
Às famílias dos Combatentes hoje homenageados, uma palavra de gratidão pelo sacrifício dos vossos entes queridos que deram o melhor de si em nome de Portugal e pelo vosso sofrimento e dor, ao longo da vida, pelas suas ausências.
Os Combatentes são um exemplo para todos nós e devem ser apontados às gerações futuras como modelo pelo que representam de altruísmo, de coragem, de espírito de sacrifício, de abnegação e de devoção aos valores superiores da nossa Pátria.