Com a colaboração e apoio do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, foi inaugurado no passado dia 29 de março, na localidade de Cabeço de Vide, um monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes locais.
Presidiu à cerimónia o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, estando ainda presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, António Velez Gomes, o Comandante Distrital da GNR, Coronel Luís Candeias, o Tenente-coronel de Cavalaria Fernando Lopes, em representação das Entidades militares, o Presidente da Junta de Freguesia local, João Olaia e os elementos da Direção do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes. Marcaram ainda presença diversas autoridades e Entidades Civis, Académicas, Religiosas e das Forças de Segurança, um elevado número dos Combatentes que foram homenageados e as respetivas famílias.
As Cerimónias tiveram a seguinte sequência: Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia; Hastear da Bandeira Nacional, seguido do Hino Nacional, entoado pelos Antigos Combatentes e população presente no local; Inauguração do Monumento e Deposição de Coroas de Flores, pelas principais entidades presentes; Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do Regimento de Cavalaria 3; Momento de reflexão/Invocação Religiosa, efetuada pelo pároco local, Padre João; Alocuções alusivas à efeméride, pelo Presidente do Município de Fronteira, António Velez Gomes e pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues.
Seguiu-se uma pequena cerimónia, onde o Presidente da Junta de Freguesia, homenageou individualmente os Antigos Combatentes, com a entrega de uma lembrança alusiva ao momento. O Dia Festivo terminou com um Almoço-convívio entre todos os participantes.
Pelo simbolismo do momento, o mesmo revestiu-se de um elevadíssimo significado patriótico e impressionantes momentos de carga emocional tanto para os próprios Combatentes, como para as suas famílias.
O monumento agora inaugurado apresenta os nomes dos Antigos Combatentes daquela simpática localidade alentejana, ficando a constituir um símbolo da dedicação à Nação, perpetuando uma justa homenagem à memória de todos quantos combateram e pagaram com a vida a defesa da sua pátria e dos nossos valores civilizacionais.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.