Numa parceria entre a Orquestra Clássica do Centro (OCC), o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e a União de Freguesias de Coimbra, decorreu um “Encontro” no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra, com a presença da viúva de Salgueiro Maia, Natércia Salgueiro Maia.
Foram convidados: José Freitas Branco, ex-Alferes Miliciano da Companhia de Cavalaria comandada pelo Capitão Salgueiro Maia na Guiné. António Melo de Carvalho, Coronel que fez parte do grupo inicial do MFA. Afonso Pedroso, que integrou a coluna de Salgueiro Maia de Santarém a Lisboa em 1974. O Tenente-coronel João Paulino, Presidente do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, co-organizador do evento, afirmou: “Vamos falar sobre o Movimento das Forças Armadas, da sua génese e do seu papel na concretização do 25 de abril. Homenagear também um militar que foi um oficial de mão cheia, que conduziu as operações em Lisboa, conseguindo que, com serenidade e diplomacia, a construção/conquista da Democracia acontecesse de forma pacífica e que fez História nesse dia.” Para Francisco Campos, Presidente da União de Freguesias de Coimbra – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu, “não podia deixar de me associar à homenagem a um dos grandes Portugueses do século XX. Salgueiro Maia personificou o verdadeiro espírito do 25 de Abril. Nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! Saibamos nós honrá-lo.” concluiu.
A moderação do Encontro esteve a cargo da locutora da RUC, Isabel Simões. A “música de Abril” foi interpretada por Mafalda Carvalho, 1.ª flauta da OCC, com a participação do grupo “Cantares do Zeca” da Aposenior.