No dia 25 de abril de 2024, Portugal celebrou o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, um marco histórico assinalado pelo Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, em parceria com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e a Rebobinar, que organizaram uma série de atividades comemorativas.
Pelas 10h00, decorreu uma visita guiada “O 25 de Abril em Coimbra”, promovida em colaboração com a Rebobinar (com inscrições esgotadas). No final do percurso, abriram-se as portas do Centro de Documentação 25 de Abril para uma visita aos espaços, onde esteve patente uma mostra fotográfica sobre o pós-25 de Abril em Coimbra.
Pelas 18h00, nos Claustros do Colégio da Graça (sede da Liga dos Combatentes) decorreu o “Cantar e Declamar Abril” – dois concertos com a participação do Coro das Mulheres da Fábrica e Tuna Souselense, e com leitura de poemas de abril.
Ainda nos claustros da Liga dos Combatentes, esteve patente a exposição “Partir: a emigração durante o Estado Novo”, concebida em colaboração com a Rebobinar e que irá circular por municípios e escolas do país, com o objetivo de promover a educação e a memória sobre a emigração durante o Estado Novo.
No âmbito das comemorações também foi efetuada uma homenagem à Dr.ª Natércia Coimbra, que viu nascer o CD25A e o ajudou a construir ao longo de 40 anos.
As comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril em Coimbra foram um grande sucesso, com a participação de um público numeroso e entusiasta. As atividades realizadas contribuíram para fortalecer a memória da Revolução dos Cravos e para promover os valores da democracia, da liberdade e da justiça social.
(Fotografias: CD25A e Rebobinar)