Home Núcleos Braga Núcleo de Braga – Passeio à Região do Tâmega e Sousa

Núcleo de Braga – Passeio à Região do Tâmega e Sousa

0
A Direção do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes organizou no passado dia 30 de setembro de 2023, um passeio/convívio à Região do Tâmega e Sousa, onde participaram 52 sócios e familiares, com o seguinte programa:
Visita guiada à Estação de Radar N.º2 da Força Aérea, em Paços de Ferreira
Esta Unidade assume um papel fundamental no sistema de Defesa Aérea Nacional, disponibilizando a imagem radar do espaço aéreo Nacional, bem como as componentes de comunicações Terra Ar Terra, que, no seu conjunto, são parte integrante do sistema de Comando e Controlo Aéreo português, contribuindo de forma decisiva para a defesa do nosso espaço aéreo e consequentemente para soberania Nacional e cumprimento dos compromissos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) da qual Portugal é aliado e membro fundador, dos atuais 31 Estados que a constituem. A visita foi superiormente conduzida e supervisionada pelo Comandante da estação de Radar nº. 2, Major Engenheiro Eletrotécnico Arnaldo Nuno Matos Fonseca, onde tivemos a oportunidade de observar as instalações in loco e ao mesmo tempo, era-nos descrito e explanado a organização e funcionamento da referida unidade.
Almoço Convívio no restaurante “Os Três Miguéis” em Penafiel
Durante o almoço, os nossos associados e amigos da Liga dos Combatentes, além de saborear um bom repasto, tiveram a oportunidade de conviver, estabelecer e aprofundar laços de amizade e camaradagem, um dos principais propósitos deste Núcleo.
Visita guiada ao Castro do Monte Mozinho, em Penafiel
O Castro de Monte Mozinho está na dependência do Museu Municipal de Penafiel e faz parte da Rede de Castros do Noroeste Peninsular. Localizado nas freguesias de Oldrões e Galegos, concelho de Penafiel, é um povoado fortificado a uma altitude de 408 metros de altura. Era um Povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. com uma evolução cronológica até ao século V, ou seja, como nos foi explicado, além das construções circulares típicas dos castros, ao longo período acima referido, o dito povoado foi-se “romanizando”, onde podemos constatar e observar com as construções habitacionais quadrangulares, praças e ruas típicas da era Romana. As escavações no Castro de Monte Mozinho iniciaram-se em 1943. Com alguns avanços e recuos, para os interessados, parte dos achados e espólio deste Castro podem ser observados no Museu Municipal de Penafiel.
Tivemos também a oportunidade de visitar o Centro Interpretativo do Castro de Monte Mozinho, inaugurado em 2004, onde pode ser observado um conjunto de maquetes e algumas peças e visionar alguns vídeos explicativos, que complementam a visita à área arqueológica do castro.
Visita ao centro histórico da cidade de Guimarães
Já com a fita do tempo a esgotar, optamos por uma visita curta e rápida ao centro histórico de Guimarães em vez da visita ao monte da Penha conforme estava previsto. O Núcleo de Braga agradece a todos os participantes o bom ambiente de sã camaradagem e amizade vivenciados e congratula-se por mais uma vez os objetivos deste passeio terem sido amplamente alcançados: proporcionar convívio salutar, entre os seus associados e amigos e ao mesmo tempo facultar oportunidade de enriquecimento cultural e social.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
CARRINHO DE COMPRAS
  • No products in the cart.