No dia 14 de abril de 2024, o Núcleo da Maia da Liga dos Combatentes esteve presente com o Presidente da Direção do Núcleo, SCh Alberto Bárcia Soares nas cerimónias do Centenário do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, que se encontra situado na Praça 9 de Abril, em Vila Nova de Famalicão, após obras de conservação e restauro.
As cerimónias foram presididas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário de Sousa Passos e terminaram com a inauguração da exposição “100 anos de Memórias: Monumento aos Mortos da Grande Guerra” e com uma eucaristia celebrada na Igreja Matriz Nova, em memória dos combatentes da Grande Guerra.
A exposição “100 anos de Memórias: Monumento aos Mortos da Grande Guerra”, patente na Praça 9 de Abril. Ao longo dos doze painéis que compõem a mostra, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as circunstâncias que originaram a Primeira Guerra Mundial e a entrada de Portugal neste conflito, o surgimento do exército português que combateu no teatro de operações, conhecido como “Corpo Expedicionário Português”, muitos deles originários do Minho e, particularmente, de Vila Nova de Famalicão e a trágica Batalha de La Lys. Pretende-se, ainda, dar a conhecer os fatores que levaram à construção deste tipo de memorial um pouco por todo o país; os antecedentes e a sua inauguração em Vila Nova de Famalicão; a simbologia que representa, bem como a revolução urbanística e toponímica que a sua edificação originou no local onde se encontra.