No passado dia 04 de novembro, foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra da vila de Ourique. As cerimónias alusivas ao evento iniciaram-se com a celebração de uma Missa de Sufrágio e Ação de Graças pelos Combatentes, na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Hugo Gonçalves que na homilia proferida se referiu aos sacrifícios por que passaram os homenageados, aproveitando para associar a figura de D. José do Patrocínio Dias, antigo Bispo da Diocese de Beja, que como voluntario desempenhou as funções de Capelão-Chefe dos Capelães, na Grande Guerra, integrado no Corpo Expedicionário Português, e nessa qualidade viveu a realidade desse período difícil dos nossos compatriotas, apoiando-os psicológica e espiritualmente.
Terminada a cerimónia religiosa os participantes dirigiram-se para o Jardim da Nora, local onde teve lugar a inauguração do Monumento, com a presença de várias entidades das quais destacamos, o Presidente da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Ourique, respetivamente, Dr. Marcelo Guerreiro e Sr. Jorge Canhestro, bem como o comandante do Regimento de Infantaria N.º 1, comandante da GNR e representante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, vereadores e representantes de várias associações e coletividades. A Liga dos Combatentes esteve representada pelo Vogal Arqt.º Eduardo Varandas, autor do projeto do Monumento, bem como pelos Presidentes dos Núcleo de Beja, Moura, S. Teotónio e Santo André. O evento contou também com a adesão de muitos Combatentes, suas famílias e público em geral.

Depois do descerramento do pano com as cores da bandeira do Município, que tapava o Monumento, procedeu-se à bênção pelo Reverendo Pároco Hugo Gonçalves, tendo de seguida sido colocadas coroas de flores junto à base do Monumento, posto que usaram da palavra, o representante da Liga dos Combatentes e o Presidente da Edilidade Ouriquense.
