O Núcleo de Marco de Canaveses da Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal de Marco de Canavezes, promoveram uma cerimónia de Homenagem aos Combatentes Marcoenses Tombados na Guerra do Ultramar que teve lugar na Praça dos Combatentes do Ultramar, na qual está erguido o Monumento aos Combatentes, ao lado do qual se encontra um outro que exalta a Mãe Combatente. A cerimónia iniciou-se pelas 09h30 com a receção às autoridades civis e militares no átrio da Igreja de Santa Maria do Marco, tendo prosseguido pelas 10h00 horas com a celebração de Missa de sufrágio pelos que Tombaram pela Pátria, sendo ministro de culto o reverendo Padre Paulo Teixeira, filho de um Combatente Marcoense.
Pelas 11h00 teve lugar na Praça dos Combatentes e junto ao Monumento dedicado aos Combatentes Marcoenses da Guerra do Ultramar a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional, deposição de coroas de flores e alocuções alusivas, estando estas a cargo do Presidente do Núcleo – MGen PILAV Jorge Andrade; do Vice-Presidente da LC – MGen Fernando Aguda e do Presidente da CMMC – Dr. Manuel Moreira.
Uma Força Militar do regimento de Transmissões – Porto, prestou com eficiência as honras militares de ordenança nos diversos momentos da sua intervenção, tendo o Reverendo Padre Paulo Teixeira protagonizado um momento de exaltação e evocação religiosa pelos Combatentes Tombados.

As alocuções proferidas recordaram a participação e exaltaram o desempenho dos Combatentes do Marco na Guerra do Ultramar, evocando o sacrifício dos 48 Marcoenses nela Tombados e evocando a participação dos que, estando vivos e também presentes na cerimónia, regressaram à sua terra com a dignidade advinda da Missão por si cumprida em África e em Timor. A cerimónia prosseguiu com a imposição de condecorações, tendo sido imposta 1 Cruz de Guerra de 4.ª Classe e 26 medalhas Comemorativas das Campanhas.
