Home Núcleos Lamego Dia Nacional do Combatente 2025 – Lamego

Dia Nacional do Combatente 2025 – Lamego

0
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC) assinalou no dia 11 de abril de 2025, o Dia do Combatente, numa cerimónia carregada de simbolismo e emoção junto ao Monumento do Soldado Desconhecido. O evento, que reuniu autoridades civis, militares, Combatentes e familiares, serviu para homenagear os que tombaram pela Pátria e reafirmar o compromisso com os valores da liberdade e da democracia.
A cerimónia iniciou-se com a deposição de uma coroa de flores pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, pelo Coronel Valdemar Lima, Presidente do Núcleo de Lamego da LC e pelo Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), Coronel Paulo Roxo, seguida de um minuto de silêncio em memória dos militares portugueses mortos na Batalha de La Lys (9 de abril de 1918), marco trágico da participação nacional na Primeira Guerra Mundial. O momento evocou não apenas os heróis de 1918, como os do RI9 de Lamego, mas também todos os Combatentes que serviram Portugal em missões passadas e presentes.
Além da homenagem histórica, o evento destacou-se pela imposição de condecorações aos Combatentes da Guerra do Ultramar, assim como a entrega de diplomas do programa “Passagem do Testemunho”, que une avós e netos num compromisso de honra. Os Combatentes com 25 e 40 anos de associados, receberam Testemunhos de Apreço, simbolizando décadas de dedicação à causa.
“Estas medalhas não são apenas metal; são a gratidão de uma nação”, afirmou o Coronel Valdemar Lima, Presidente do Núcleo de Lamego, enfatizando o papel da Liga na preservação da memória e no apoio aos veteranos de guerra. O programa “Passagem do Testemunho”, destacou, “garante que o legado de coragem não se perca”.
O Presidente da Câmara, Francisco Lopes, reforçou o compromisso da Autarquia com o Núcleo de Lamego da LC, anunciando avanços no projeto da nova sede no Bairro de Alvoraçães, que incluirá um Centro de Apoio Médico e Social, “É uma causa que não desistiremos”, afirmou, revelando planos para buscar financiamento junto ao novo Governo. O espaço, há muito reivindicado, visa ser um polo de convívio e apoio terapêutico, essencial para os Combatentes e familiares.
Francisco Lopes, destacou ainda o papel dos Combatentes na defesa da democracia: “Serviram não apenas com armas, mas com valores que hoje nos guiam”. No seu discurso, o Presidente do Núcleo, Coronel Valdemar Lima, mencionou o novo mandato dos novos Órgãos Sociais do Núcleo para o triénio (2025-2028), focado em melhorar o apoio psicológico e social, e apelou às instituições locais a unirem-se à causa. “A guerra na Europa lembra-nos que a paz é frágil. Cabe-nos honrar os que a defendem”.
A cerimónia encerrou com o Hino da Liga dos Combatentes e o apelo à união:
Liga dos Combatentes? Valores Permanentes! 
Liga dos Combatentes? Em Todas as Frentes!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Change Location
Find awesome listings near you!
Exit mobile version
0
CARRINHO DE COMPRAS
  • No products in the cart.