O Núcleo do Entroncamento/Vila Nova da Barquinha da Liga dos Combatentes assinalou os 107.º aniversário da Batalha de La Lys, com registo, ainda, para a evocação do Dia Nacional do Combatente, iniciativa que decorreu junto ao Monumento aos Combatentes, na vila barquinhense, onde estão os restos mortais do soldado António Gonçalves Curado, o primeiro a cair, em combate, na Grande Guerra.
Perante o desfilar de diversas entidades, que desta forma prestaram homenagem a quem muito deu pela Pátria, registo para a intervenção de Luís Moita, presidente do Núcleo do Entroncamento/Vila Nova da Barquinha da Liga dos Combatentes, que referiu que os soldados “foram para uma guerra que não queriam”. Também o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, recordou aqueles que tombaram no campo de batalha, acrescentando que os tempos são de “tensão permanente entre a construção da memória para uns e de esquecimento para outros”.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.