O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes (LC) comemorou o 106.º aniversário do Armistício da Grande Guerra e o 50 aniversário do fim da Guerra do Ultramar.
A cerimónia iniciou-se com uma missa de sufrágio na Igreja de Santo António, seguindo-se a homenagem aos caídos pela Pátria junto ao monumento aos mortos da Grande Guerra, localizado na praça Mouzinho de Albuquerque, na presença de uma Secção de Guarda de Honra do Regimento de Infantaria 14.
O Presidente do Núcleo de Viseu da LC, Tenente-coronel António Gabriel, acompanhado pelas entidades presentes, colocou uma coroa de flores junto ao monumento. No uso da palavra agradeceu a presença de todos e recordou os feitos heroicos dos soldados portugueses na Grande Guerra e demais conflitos em que Portugal esteve envolvido, nomeadamente na Guerra do Ultramar.
Em destaque, focou a memória de que os Portugueses devem manter os seus heróis sepultados em diversos cemitérios nos mais variados continentes, nomeadamente, França, Mocímboa da Praia (Moçambique) e em especial os Viriatos Combatentes sepultados nos 11 Talhões da LC à responsabilidade do Núcleo de Viseu.
A cerimónia contou com as mais altas entidades políticas, militares e Forças de Segurança de Viseu, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e o Presidente da Assembleia Municipal, Mota Faria. Contou ainda com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, representante do Comandante do Regimento de Infantaria 14, representantes da GNR e PSP, Diretor do IASFA de Viseu, Presidente da Delegação da ADFA, entre outros.
Alunos do 12.º ano da Escola Secundária Alves Martins nas comemorações do Armistício
Este ano, as comemorações tiveram a participação de cerca de 50 alunos do 12.º ano da Escola Secundária Alves Martins, que apresentaram leituras das suas pesquisas sobre o Armistício da Grande Guerra.
No final da cerimónia e para enriquecimento curricular, os alunos visitaram o espaço museológico no Núcleo de Viseu da LC. Dado o curto período de tempo disponível, o apresentador da exposição, Tenente-coronel António Gabriel, presidente do Núcleo, deu mais enfoque às exposições relacionadas com a Grande Guerra.
No final, ficou algum tempo para perguntas e respostas, bem como a possibilidade de os alunos poderem ver e tocar em objetos e armamento existentes no Núcleo de Viseu.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.