O Núcleo de Vizela Liga dos Combatentes assinalou no dia 23 de setembro de 2017 a passagem do seu 5.º aniversário. A cerimónia evocativa (Religiosa e Militar) teve lugar no Jardim Manuel Faria, junto ao monumento em honra dos Combatentes, O Regimento de Cavalaria 6, de Braga, esteve presente com a guarda de honra.
A cerimónia serviu ainda de convívio aos Combatentes da Índia, do Ultramar Português, Missões Humanitárias, Paz e Intervenção, da região e seus familiares.
O General Cipriano Alves elogiou o Núcleo de Vizela da Liga dos Combatentes pelo seu dinamismo e por trabalhar em prol dos combatentes, que “a nação rapidamente esqueceu”. Oito combatentes receberam a medalha comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas: Camilo Graça, Joaquim Lopes, Júlio Silva e João da Silva, José Vieira Pereira, Abílio Pereira, Manuel Nunes e Adelino Pinto.
José Manuel Oliveira, presidente do núcleo local da Liga dos Combatentes, elevou todos os presentes mas deixou uma palavra especial à família do 1º Cabo Arnaldo Martins Pedrosa, vizelense que tombou ao serviço da pátria, há 100 anos. Além disso, destacou o trabalho de apoio dado pelo CAMPS aos combatentes que o Núcleo tem prestado. Apesar de ter agradecido e destacado o apoio da autarquia, na cedência de instalações e apoio logístico, apelou a uma “resposta breve à solicitação de reforço de verba num apoio solicitado no final do ano passado”, à autarquia, para fazer face às despesas e para conseguir dar continuidade às valências disponibilizadas pela Liga dos Combatentes.
A representar o Município de Vizela esteve a Vice-presidente Dora Gaspar. A vereadora disse acreditar que a Câmara irá continuar o Núcleo de Vizela da Liga dos Combatentes e destacou o papel da coletividade, assim como o seu dinamismo.
Patente esteve a Exposição “Memórias da Guerra Colonial – armamento e equipamento”, utilizado na Guerra Colonial e Índia, cujo material museológico foi cedido pelo Museu Militar do Porto e do acervo local do Núcleo de Vizela.