Núcleo Category: NúcleosNúcleo Tags: Núcleo de Pinhel
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.
Núcleo: PinhelMorada do Núcleo:Travessa do Portão Norte, 2 - 6400-303 Pinhel
E-mail: pinhel@ligacombatentes.orgTelefone: 917 720 781Ainda a Comissão organizadora da Liga dos Combatentes desenvolvia em Lisboa os procedimentos necessários à sua legalização e já o Núcleo de Pinhel iniciava funções, com uma direção legalmente constituída. De facto, foi no belo edifício do Regimento de Infantaria n.º 14, que no dia 1 de Dezembro de 1922, Manuel Augusto Ferreira Lima da Veiga, Coronel de Infantaria e delegado da então denominada Liga dos ex-combatentes da Grande Guerra, lavrou a acta nº 1, correspondente à eleição, por escolha, dos membros que deveriam constituir a direção da primeira Sub-Agência do País da Liga dos Combatentes com a presença dos 26 sócios então inscritos e que pagavam quotas em valores que iam desde 50 centavos e 2 escudos e cinquenta centavos cada um. A Direção ficou assim constituída:
-
Presidente: Coronel de Infantaria, Manuel Augusto Ferreira Lima da Veiga
-
Tesoureiro: Segundo-sargento miliciano, José Torres Lima
-
Secretário: Sargento-ajudante, Amílcar Afonso Pereira Camoezas
A sua sede ficou também instalada neste belo edifício, que na data albergava o Regimento de Infantaria nº 34 de onde partiram alguns militares que integravam o brilhante e muito heroico Batalhão expedicionário de infantaria nº 12 na Guarda, que tão valentemente se bateu na Flandres de martírio e também de glória, ao serviço dos aliados e da Pátria, durante os longos anos de 1917 e 1918,na 1ª Grande Guerra, sob o comando do Capitão Pimentel. Daí a construção em frente ao mesmo edifício do monumento que para sempre irá recordar a todos os portugueses como esses soldados foram aguerridos e imponentes de bravura nos combates que travaram sob o comando do já referido capitão Pimentel e que lhe custaram 230 baixas entre mortos e feridos. O Núcleo de Pinhel esteve assim presente desde o início no apoio a todos esses valentes soldados regressados dos campos de batalha e que necessitavam de todo o apoio quer a nível monetário quer ainda a nível psicológico. E fê-lo durante longos anos em colaboração com a Direção Central, prestando auxílio a vários combatentes. Eis um extracto publicado na imprensa da manhã do dia 27 de Agosto de 1921, e que justifica em pleno a criação da Liga dos Combatentes.
“Não é raro verem-se aí pelas ruas de Lisboa, inúmeros corpos mutilados pela granada cruel, faces macilentas e esgrovinhadas, onde se leem os horrores da guerra, implorando uma esmola como lenitivo das privações que passam. Não sejamos ingratos a quem nos defendeu a honra e a vida.”Ao longo de todos estes anos, ainda que com algumas intermitências, o núcleo de Pinhel tem feito jus ao seu pioneirismo e com o auxílio de todos os sócios, esperamos continuar ser ativos nos nossos objetivos que são os mesmos da Liga.
-
Presidente
Joaquim António dos Santos MonteiroVice-presidente
Jorge Manuel Tiago VieiraSecretário
Joaquim Manuel dos SantosTesoureiro
Luís Manuel Santos Monteiro1.º Vogal
Alfredo Pires dos Santos2.º Vogal
Artur Augusto Poço Pardalejo-