No dia 26 de fevereiro de 2024 os sócios do Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes tiveram a oportunidade de participar numa viagem fluvial pelo Rio Tejo, no barco varino Amoroso da Câmara Municipal do Seixal. O varino Amoroso é a maior embarcação tradicional do Tejo, tem 103 anos e foi recentemente intervencionada para continuar a navegar em segurança.
Embora estivesse um dia ventoso, a meteorologia colaborou com as expetativas dos convivas, providenciando uma aberta nos aguaceiros entre as 10 e as 12 horas, enquanto durou a viagem fluvial.
O evento teve o patrocínio da Câmara Municipal do Seixal (CMS), e da Associação da Força Aérea Portuguesa (AFAP), tendo os mais de 60 passageiros usufruído de um magnífico convívio e de uma excelente explicação etnográfica e da memória coletiva das comunidades ribeirinhas do estuário do Tejo. A dado passo, até os golfinhos surgiram a bombordo para saudar a veterania dos nossos combatentes.
“Nesta época do ano os chocos entram no Tejo e os golfinhos vêm atrás deles” – explicou um sócio da Liga com muitos anos de experiência no mar. Soubemos que o ditado “Estar nas suas sete quintas” provem das prolongadas estadias que a família Real Portuguesa fazia nas sete quintas da fidalguia ao redor do estuário, em particular na zona do Almada, Barreiro, Montijo e do Seixal.
No final, enquanto desembarcavam no Seixal, os excursionistas fluviais foram ainda felicitados pela Esquadra de Busca e Salvamento 751 da Força Aérea, com a passagem de um helicóptero EH-101, gerando uma ovação e muitos acenos dos veteranos à aeronave.Seguindo o seu planeamento de eventos e atividades culturais, o Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes agradece a oportunidade que foi dada aos seus sócios pela CMS e a AFAP, lembrando que durante o ano de 2024 ocorrerão várias outras oportunidades do género em colaboração com as entidades que nos apoiam.