O aniversário do Núcleo do Porto da Liga dos combatentes (NPLC) decorreu na semana de 20 a 26 de fevereiro 2023 e compreendeu três momentos muito significativos e importantes: Sessão solene na sede; Almoço convívio na Unidade de Apoio do Comando de Pessoal (UnAp/CmdPess), Quartel da Serra do Pilar; e um Concerto na Igreja de Nossa Senhor da Lapa, no Porto.
“O toque de silêncio ecoou em Aljubarrota, nos campos da Flandres, nas picadas e savanas africanas, e nos quatro cantos do mundo onde foi derramado sangue por Soldados portugueses, num murmúrio trinado que convocou todos ao recolhimento, nas vetustas paredes do Palacete Visconde Pereira Machado, evocando e honrando a memória de todos quantos lutaram, em geral, e no particular os que pereceram nos campos de batalha, em defesa da Pátria mãe. As almas dos combatentes bem por certo rejubilaram com o rigor militar e preito de homenagem, que a cerimónia de homenagem aos mortos com deposição de coroa de flores encerra.

Na continuidade seguiu-se uma intervenção do presidente do NPLC, Coronel Jocelino Bragança Rodrigues, a condecoração de combatentes e a atribuição do título de sócios beneméritos e respetivos diplomas ao Dr. Reis Lima, prestigiado cirurgião e a Dra. Júlia Aroso, ambos sócios da LC. Da intervenção do presidente releva a introdução histórica da génese da LC e do NPLC (..:) “A História do Núcleo do Porto é indissociável da História da própria LC. Embora 26 de fevereiro de 1925, data da 1ª ata da reunião da Assembleia Geral da Agência do Porto da LC da Grande Guerra, seja a data assumida, até o presente, como data da fundação do atual NPLC, esta está a ser investigada e é bem provável que este ano, em vez do nonagésimo oitavo aniversário, devêssemos comemorar o centenário da fundação. A seu tempo o saberemos…
