Núcleo de Vendas Novas – «Mural da Liberdade»

0
434
No dia 29 de junho de 2024, procedeu-se à inauguração simbólica, do mural alusivo ao 25 de abril de 1974, “Mural da Liberdade”. Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, irão ser pintados pelos artistas do projeto “Ruído”, catorze murais no nosso País, alusivos ao dia 25 de abril de 1974.
Na região do Alentejo, serão pintados dois murais. Foi com grande satisfação que acolhemos a proposta de um deles ser em Vendas Novas, e terem selecionado a fachada da Sede do Núcleo de Vendas Novas da Liga dos Combatentes (LC). Para além de visibilidade, tem também um significado simbólico, presta homenagem a todos os militares que lutaram para sermos um País livre.
Como é do conhecimento geral, a Escola Prática de Artilharia (EPA) participou no movimento revolucionário da época. Entre outras ações colocou uma Bataria de Artilharia 8,8 cm em posição no Cristo Rei, de modo a fazer tiro sobre o estuário do Tejo, caso fosse necessário, onde se encontrava uma fragata da Marinha. O Obus representado no mural, é o obus que ocupou a referida posição.
Em Vendas Novas, uma Bataria 10,5 cm, ocupou duas posições nas proximidades de Vendas Novas de modo a garantir segurança à Unidade e proteger os principais eixos de aproximação.
No ato de apresentação pública, estiveram presentes para além do Presidente do Núcleo, o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, a Vice-presidente, a Presidente da Junta de Freguesia, alguns militares que à época estavam colocados na EPA e que participaram na revolução, (o que muito nos congratulou), nomeadamente o Coronel Santos Silva, Coronel Duarte Mendes, Coronel Jesus Duarte, Aleixo Pais, Diretor da Gazeta de Vendas Novas, alguns elementos da atual Direção do Núcleo e alguns Sócios. Posteriormente procedeu-se a um porto de honra e recordaram-se episódios vividos nessa data.
De salientar, que este mural foi criado e executado pelos artistas Frederico Soares Campos (DRAW), Rodrigo Guínea Gonçalves (ALMA) do projeto “Ruido”, com o patrocínio do Turismo de Portugal, sem qualquer custo para o Núcleo de Vendas Novas da LC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui