O Município de Alter do Chão, rendeu homenagem aos seus Combatentes da Guerra do Ultramar, no passado sábado dia 25 de março, reconhecendo e imortalizando desta forma todos os Alterenses que nela participaram, bem como, perpetuando a memória dos que lá tombaram.
A cerimónia, presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, contou com a participação de diversas entidades civis, militares e religiosas, estando ainda presente uma Força de Militares do RC3.
O programa solene, iniciou com uma Missa de homenagem na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Rui Rodrigues e pelo Monsenhor Paulo Dias, seguida da cerimónia de inauguração do Memorial, no Jardim dos Combatentes do Ultramar, revestindo-se assim de particular importância para os cidadãos do Município de Alter do Chão que acorreram em grande número.
Na inauguração do Memorial, o ponto alto das cerimónias, assistiram-se às alocuções proferidas pelo antigo Combatente José Cardona, o grande mentor da obra, seguindo-se o Presidente da Câmara Dr. Francisco Miranda que, em bom tempo, concretizou esta antiga pretensão dos Combatentes do Concelho de Alter e fez a interpretação do memorial da Autoria do artista Ricardo Crista, como “ Um braço em ascensão vertical em modo de estandarte simboliza a Pátria; o punho fechado a agarrar a boina militar remete-nos para a coragem, empenho e resiliência das nossas forças armadas; as mãos reportam a camaradagem da força e união da Instituição Militar. Numa guerra existe sangue e suor derramados que nos surge, simbolicamente, nos rasgos inseridos na peça.” Concluiu a intervenção o TGen Presidente da Liga dos Combatentes que relembrou a história de Alter, referindo que, “o monumento agora inaugurado é o reavivar da memória, homenageando e perpetuando a memória de cidadãos Combatentes da Grande Guerra, da Guerra do Ultramar e das Missões de Paz, deste Concelho”.
Após as alocuções, seguiram-se o descerramento do Memorial, a deposição de flores pelas entidades convidadas e a bênção do memorial, com as respetivas honras militares prestadas pela Força Militar do RC-3.
A cerimónia teve o seu desfecho com um almoço convívio, servido a todos os presentes, combatentes, familiares e convidados, no pavilhão multiusos.