No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes teve uma relevante atividade junto das escolas locais, apresentando, na primeira pessoa, conversas, palestras e depoimentos, desde meados de março último, até ao 25 de abril e contribuiu com material para exposições em quatro escolas com sete palestras e conversas de 90 minutos. Com empenho de maior relevo para a escola vizinha da nossa sede, como constatamos este excerto nas suas redes sociais: As palestras eram dedicadas aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e tiveram sempre casa cheia. O Agrupamento de Escolas António Feijó agradeceu a colaboração empenhada e competente do Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes.”
Também, na escola secundária de Arcozelo abordamos o tema “Singularidades de um Combatente” e participamos na exposição do 25 de abril.
Na escola EB1, 2, 3 da Correlhã falou-se sobre bengalas psicológicas em ambiente de guerra do Ultramar e foi inaugurado um mural alusivo ao momento; na Escola Profissional Agrícola de Arca, Ponte de Lima, participámos numa exposição sobre abril.
No dia 23 de abril realizou-se uma homenagem junto ao Memorial aos Combatentes do Ultramar, principalmente aos 53 Limianos que lá tombaram.
Do guião da cerimónia constou o seguinte: Cantar do Hino Nacional; deposição de uma coroa de flores; homenagem aos mortos; declamação de poemas alusivos por alunos das escolas com quem colaboramos; discurso do presidente e encerramento da cerimónia cantando a “Grândola Vila Morena”.