Realizou-se, no dia 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Comemorativa do 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974. A celebração de uma das mais relevantes conquistas da sociedade portuguesa, numa evocação dos valores assentes na liberdade e pluralismo. Também no âmbito das comemorações, foi inaugurado, na praça Heróis do Ultramar, um monumento em homenagem aos antigos combatentes.
As intervenções centraram-se na evocação dos valores de abril, nas alterações profundas que a Revolução trouxe à vida dos portugueses, com enfoque nos direitos de cada cidadão e da vida em sociedade. A viragem histórica que a “Revolução dos Cravos” representa proporcionou referências à fita do tempo e ao paralelo entre o antes e o depois da Liberdade.
Os antigos Combatentes, que também marcaram presença nas cerimónias, ouviram elogios pela forma “honrada como defenderam a nação”.
A sessão solene contou, como habitualmente, com uma Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, terminando com a interpretação, em uníssono, do Hino Nacional.
Após esta sessão solene comemorativa, foi inaugurado, na praça Heróis do Ultramar, um monumento em homenagem aos baionenses mortos na guerra do ultramar, da autoria de Ricardo Alves.
Nesta cerimónia, que contou com a presença de representantes dos núcleos de antigos Combatentes de Marco de Canaveses e de Penafiel, foram impostas condecorações a António Monteiro Valente, antigo Combatente baionense.
Foi ainda realizada uma oração dedicada aos mortos na guerra, pelo pároco Joaquim Ribeiro e a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento, pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, Paulo Pereira e Armando Fonseca, e pelos antigos Combatentes presentes.
No final das celebrações atuou o grupo “Barro Negro”, interpretando “Canções de Abril”, e o grupo de teatro baionense, “Bai’o Teatro” realizou um percurso artístico da Liberdade entre a Praça Heróis do Ultramar, a rua de Camões e a avenida 25 de Abril, acompanhado por participantes nas cerimónias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui