O Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos combatentes, em parceria com a Assembleia Municipal, comemorou o 50.º aniversário do 25 de abril. As cerimónias protocolares iniciaram-se às 09h30, junto à Biblioteca Municipal. Não foram esquecidos aqueles que caíram em combate na Grande Guerra, e junto ao seu Monumento foi deposta uma coroa de flores em sua homenagem. Após aquela sentida homenagem, as Entidades dirigiram-se para o Monumento aos Combatentes do Ultramar, erigido na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto onde foram prestadas honras à Entidade Militar que presidiu às celebrações do cinquentenário do 25 de abril, Capitão Pedro Fragosa, em representação do Comandante do Regimento de Infantaria n.º 10, Coronel Gomes Ribeiro.
As Honras Militares foram prestadas por um Pelotão de Honra, formado por Antigos Combatentes do Núcleo de Oliveira do Bairro, comandado pelo Tenente Miliciano Delfim Póvoa Simões Louro, Vice-presidente do Núcleo. Seguiram-se as cerimónias de evocação dos nomes dos Combatentes mortos em combate, deposição de flores pelos familiares, camaradas e Associações do Concelho. O ato foi acompanhado pelo Ensamble de Metais do Núcleo, que interpretou Benedictus de Jacob de Haan.
Em representação dos Órgãos Sociais do Núcleo, Sócios e amigos, o Presidente da Direção do Núcleo depôs uma Coroa de Flores em homenagem aos que caíram em combate e a todos aqueles que já faleceram. O Capitão Pedro Fragosa, fez-se acompanhar pelo Presidente do Município, Dr. Duarte Novo e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Ferreira na deposição da Coroa de Flores Oficial, em homenagem aos Combatentes Mortos em defesa da Pátria. O Ensamble de Metais do Núcleo tocou a silêncio, seguindo-se o toque de Homenagem aos Mortos. O Padre Francisco da Paróquia de Oliveira do Bairro, procedeu à leitura de uma prece.
Pela Delegada Social e Secretário do Núcleo, foi cantado Libera Me do Requiem Fauré, seguindo-se o “toque de alvorada”, executado pelo Ensamble, simbolizando um hino de esperança e fé, na convicção de que o sacrifício dos nossos camaradas não foi em vão.
Procedeu-se à condecoração de oito Antigos Combatentes com a Medalha Comemorativa das Campanhas e Comissões Especiais das Forças Armadas Portuguesas. O Capitão Fragoso, convidou o Presidente do Município e o Presidente da Assembleia para colaborar na imposição daquela condecoração. Seguiram-se os discursos do Presidente do Núcleo e do Presidente do Município, intercalados por uma palestra sobre o cinquentenário do 25 de abril, feita pela Delegada Social, Renata Miranda.
A Banda União Filarmónica da Mamarrosa interpretou o Hino da Liga dos Combatentes acompanhada pela voz do público presente. Após o Hino, iniciou-se o desfile para os Paços do Concelho de Oliveira do Bairro, onde foi organizada a Guarda de Honra para a cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional, composta pelo Pelotão de Honra do Núcleo, pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, Agrupamento Escuteiros 1396 Arcanjo São Miguel e Agrupamento escuteiros 480 do Troviscal. O Hastear da Bandeira Nacional fez-se do Hino Nacional, que foi superiormente interpretado pela União Filarmónica da Mamarrosa, dirigida pelo Maestro Abílio Liberal. No final, a Banda interpretou temas alusivos à efeméride. As celebrações finalizaram com a Sessão Solene da Assembleia Municipal que decorreu no edifício dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui