No último dia 11 de abril, foram inauguradas duas exposições simultâneas sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974 e a Guerra do Ultramar (1961-1974) na Galeria Municipal de Mourão, numa parceria entre o Núcleo de Mourão da Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal de Mourão.
A inauguração contou com a presença do Presidente do Município de Mourão, João Fortes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mourão, Fábio Quintas, membros da Direção do Núcleo de Mourão da Liga dos Combatentes, colaboradores do Município, Sócios do Núcleo e Combatentes do Ultramar.
As exposições apresentadas conjugam dois períodos históricos decisivamente marcantes na vida de Portugal e dos Combatentes. Por um lado, a Exposição «25 de abril’74 – Liga dos Combatentes. Revolução | Liberdade | Democracia» dá a conhecer o impacto revolucionário na vida associativa da Liga dos Combatentes, elucidando o visitante para a atuação do Estado Novo sobre a instituição, o contexto de Guerra no Ultramar que desencadeia a Revolução, o processo de democratização interno e reconhecimento dos Homens da Guerra, bem como o impacto da descolonização de Angola e Moçambique. Por outro, a Exposição Fotográfica «Guerra do Ultramar, 1961-1974» é uma mostra fotográfica que retrata memórias e vivências dos Homens e Mulheres que serviram Portugal em África, nos três ramos das Forças Armadas, durante o conflito ultramarino.
As exposições podem ser visitadas até ao dia 11 de maio na Galeria Municipal de Mourão (Rua Doutor Joaquim José Vasconcelos Gusmão).
A Liga dos Combatentes e o Núcleo de Mourão agradecem o apoio da Câmara Municipal de Mourão na concretização da apresentação desta iniciativa cultural.