A convite do Presidente da Junta de Freguesia da Amareleja Alfredo Guerra, o Núcleo de Moura da Liga de Combatentes, deslocou-se no passado dia 23 de março, à bonita e quente vila para estar presente na inauguração do monumento aos combatentes amarelejenses, que tombaram no campo da honra.
Foi realizada uma cerimónia emotiva, simples, mas com muito significado, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, a Capitão Joana Alves, Comandante do Destacamento de Moura da GNR, uma Esquadra do Regimento de Infantaria n.º 1 e as entidades da vila, os familiares dos combatentes homenageados, bem como os antigos combatentes. Esteve também presente a Banda Filarmónica “SFUMA”.
Após a execução da Portuguesa pela banda, iniciou-se a cerimónia que constou, das intervenções do Presidente da Câmara e do Presidente do Núcleo, seguido de deposição de coroa de flores no monumento e Homenagem aos Mortos em Combate, cerimonial acompanhado com os respectivos toques de clarim
Amareleja junta-se assim às demais cidades, vilas e aldeias portuguesas com um local digno para recordar e homenagear os seus combatentes.