Núcleo de Moura – Homenagem aos Combatentes Mourenses

0
112
No passado dia 3 de abril, decorreu em Moura a Cerimónia do Juramento de Bandeira do 7.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2025, do Regimento de Infantaria N.º 1 presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-general Rui Manuel da Silva Ferreira. Estiveram presentes, o Presidente do Município de Moura, Álvaro Azedo e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, entre muitas outras entidades Militares, Militarizadas e Civis convidadas.
Considerando a proximidade do dia 9 de abril, data marcante na memória coletiva dos Combatentes, sendo tradição da Liga dos Combatentes, o Núcleo de Moura da Liga dos Combatentes, em parceria com a Câmara Municipal e o Regimento de Infantaria N.º 1, aproveitou a oportunidade para participar na efeméride, de modo a assinalar o Dia do Combatente, tendo para o efeito sido convidados a estarem presentes todos os Núcleos da Liga dos Combatentes do Alentejo, onde se fizeram representar com os respetivos Guiões, os Núcleos de Beja, Évora, Montemor-o-Novo, Mourão, Reguengos de Monsaraz, São Teotónio e Vendas Novas.
Após prestadas as Honras Regulamentares Militares em Parada, foi realizada uma emotiva Cerimónia de Homenagem aos Mortos, com a colocação de Coroas de Flores, junto do Monumento aos Combatentes, em honra dos militares do Concelho que defenderam a Pátria com o sacrifício da própria vida, sendo o dever de todos os Portugueses manter vivo, na memória coletiva, o sacrifício supremo daqueles que deram a vida pela Pátria. 
O Presidente da Câmara Municipal de Moura proferiu umas breves palavras de agradecimento aos Antigos Combatentes de Moura que tombaram em defesa da Pátria, enaltecendo o papel fundamental dos Combatentes na defesa da Pátria e na construção de um Portugal livre e democrático. Felicitou ainda o Núcleo de Moura pelo excelente trabalho desenvolvido na área social numa parceria sólida com a Câmara Municipal destacando os protocolos existentes. 
Seguiu-se a alocução alusiva à Cerimónia pelo Comandante das Forças Terrestres, Excelentíssimo Tenente-general Rui Manuel da Silva Ferreira. A cerimónia prosseguiu com a imposição de Condecorações a Antigos Combatentes, com a atribuição da Medalha Comemorativa das Campanhas a Antigos Combatentes no Ultramar, do Concelho de Moura. 
Seguiu-se o Ato de Juramento de Bandeira dos Soldados Recrutas do 7.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2025 e consequente Imposição de Boinas.
A finalizar decorreu o desfile das Forças Militares em Parada perante o Estandarte Nacional, onde na frente desfilaram os Guiões dos Núcleos da Liga dos Combatentes, presentes na cerimónia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui