Núcleo de Monção – XVI Encontro dos Combatentes do Ultramar

0
292

Evocação dos Combatentes Monçanenses do Ultramar

No passado dia 4 de agosto, o Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes realizou o XVI Encontro dos Combatentes do Ultramar, junto ao Memorial de Homenagem aos Combatentes Monçanenses mortos na Guerra do Ultramar, sito na Praça Deu-La-Deu em Monção, para prestar homenagem aos monçanenses que deram a vida nesse conflito e honrar aqueles que ainda estão vivos.
O ato, de grande significado para todos os combatentes Monçanenses foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, Dr. António Barbosa, e contou com as presenças do Presidente de Junta de Freguesias de Mazedo e Cortes, Tiago Morais Rodrigues, do Comandante do Posto da GNR, Sargento-chefe Gustavo Taveira e dos representantes da AHBVM, Joaquim Meira e 2.º Comandante Vasco Pinto Gomes.
Participaram na cerimónia, Combatentes de Monção e familiares, delegações do Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes, do Clube Marinheiro Minhoto e da Associação de Pára-quedistas do Alto Minho. Participaram, ainda, da vizinha Espanha, representantes da “Hermandand  Provincial de Caballeros Legionários”, da “Hermandand Veteranos Militares de Galicia“ e da “Hermandad Guardias Civiles Auxiliares”, que muito engrandeceram a cerimónia, numa manifestação de solidariedade e amizade. Da delegação da vizinha Espanha destaca-se a presença de D. António Troncoso de Castro, “Coronel Auditor del Cuerpo Jurídico del Ejército, Ex- Fiscal del Tribunal Supremo”.
No decorrer da cerimónia usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Monção, António Esteves, que de forma simples destacou a importância da geração que fez a Guerra do Ultramar e o 25 de abril, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Barbosa, que na sua intervenção, sublinhou a importância da realização destes eventos para o reforço da identidade dos monçanenses. Usou da palavra, ainda, D. António Troncoso de Castro que de forma expressiva se referiu aos laços de amizade que liga os minhotos aos galegos.
O XVI Encontro dos Combatentes do Ultramar de Monção terminou com um almoço-convívio, onde foi possível reforçar os laços de amizade e camaradagem entre Combatentes e seus familiares. Os participantes no encontro, cerca de 60 pessoas, mostraram-se muito agradados pelo evento, não só pela forma digna como decorreu, mas acima de tudo pelo reconhecimento e importância deste tipo de acontecimentos para os Combatentes de Monção.
Assim, reviveu-se um pouco da História dos Combatentes Monçanenses, sobretudo daqueles que para a escreverem, deram de si o melhor ou a própria vida. Constituindo-se num momento em que foram recordados os 13 monçanenses que tombaram no campo da honra por Portugal, em África.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui