O Núcleo de Mêda da Liga dos Combatentes (LC) celebrou no dia 17 de setembro o 19.° aniversário da sua criação e o 7.º da sua reativação, cerimónias integradas no 1.º Centenário da instituição e presididas pelo Presidente da LC, TGen Joaquim Chito Rodrigues. Contou com a presença de guiões dos Núcleos de Pinhel e Vila Nova de Foz Côa, da Associação Portuguesa de Paraquedistas e da Associação de Paraquedistas da Ordem dos Grifos 63.
As comemorações iniciaram-se com o hastear das Bandeiras, na sede do Núcleo, ao som do Hino Nacional pela Banda de Gouveia. Seguiu-se a cerimónia militar de homenagem aos Combatentes com a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes do Ultramar de Mêda e o respetivo minuto de silêncio, bem como o toque de homenagem em memória dos Combatentes falecidos em combate, toque de Alvorada, Hino Nacional e Hino da LC pela Banda de Gouveia.
Depois, teve lugar a Sessão Solene, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Dr. João Mourato, o Presidente da LC e o Presidente do Núcleo de Mêda da LC, Cor João Manuel Pais Trabulo.
O Presidente do Núcleo deu as boas vindas e agradeceu a quem se associou ao evento. O TGen Chito Rodrigues salientou o justo reconhecimento àqueles que, de uma forma exemplar, cumpriram a missão que lhes foi atribuída, referindo ainda o exemplo que constitui para as gerações mais novas, manifestando ainda apreço por todos os Combatentes deste país.
No decorrer da Sessão Solene, foi atribuído um Diploma de Louvor ao Dr. João Mourato, atual Presidente da Câmara Municipal de Mêda, pelas excecionais qualidades e virtudes em tudo o que tem feito para dignificar os Combatentes e prestigiar a LC, nomeadamente a construção do Monumento aos Combatentes do Ultramar de Mêda, em 2004. Foi-lhe ainda atribuída a Medalha Honra ao Mérito, Grau Ouro.
Foram entregues diplomas “Testemunho de Apreço” aos sócios da LC que contemplaram mais de 25 e 50 anos de associados, bem como um Diploma de Compromisso de Honra “Dos Avós aos Netos” a um novo sócio, neto de Combatente inscrito ao abrigo do novo programa da LC “Passagem de Testemunho dos Avós aos Netos”.
No final da manhã, sócios e convidados estiveram presentes na Missa Dominical, na Igreja Paroquial de S. Bento, presidida pelo Padre Basílio Firmino, que foi cantada por um coro da Banda de Gouveia. O Padre Firmino referiu-se à dignificação da ação do Combatente no serviço prestado à Pátria.
As Cerimónias finalizaram com um magnífico concerto musical da Banda da Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”, dirigido pelo Maestro Hélder Abreu, que decorreu durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, o qual foi oferecido pelo Núcleo à população. O Núcleo de Mêda atribuiu uma “Menção Honrosa” à Sociedade Musical Gouveense reconhecendo o seu prestigiante contributo nas Cerimónias do Aniversário.
No final do concerto, foram distribuídas algumas lembranças pelos Presidentes da Câmara Municipal e do Núcleo de Mêda da LC, e lidos poemas pelo TGen Chito Rodrigues da sua autoria.
A este evento tão participado, para além de associados e familiares, estiveram presentes vereadores, o Comandante da GNR da Guarda e de Pinhel e o representante do CTOE de Lamego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui