O Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (LC) promoveu, em colaboração com a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, a cerimónia de inauguração de um Memorial aos Combatentes mortos de Leça do Balio, na Guerra do Ultramar. Esta cerimónia contou com as presenças do Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Tenente-coronel Armando Costa, do Presidente da União de Freguesias, Eng. Pedro Gonçalves, do Vice-presidente e Presidente do município de Matosinhos, Dr. Carlos Mouta e Dr.ª Luísa Salgueiro, respetivamente, e de alunos de uma turma do 9.º ano da Escola Básica de Leça do Balio, por forma a que esta atividade promovesse uma relação intergeracional.
Esta ação estava integrada no Plano de Ação da Comissão Social da Freguesia de Leça do Balio – Rede Social de Matosinhos. Apesar das condições meteorológicas serem extremamente adversas, assistiram a esta atividade 110 participantes. Pelas 10H30, iniciou-se a cerimónia com a concentração em frente ao edifício da Junta, sendo içada a Bandeira Nacional ao mesmo tempo que todos os presentes entoavam o Hino Nacional e o clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, os Portas Guiões do Núcleo da LC e da delegação dos Fuzileiros prestavam as honras militares à Bandeira Nacional. Pelas 10H35, já no cemitério de Leça do Balio, junto ao memorial onde se encontram os nomes dos Combatentes balienses que tombaram pela Pátria, realizou-se a cerimónia militar que se iniciou com a inauguração do Memorial. Um sócio Combatente de Leça do Balio fez a chamada de todos os Combatentes mortos da freguesia na Guerra do Ultramar seguindo-se a deposição de duas coroas de flores.
A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, após um minuto de silêncio, o Rev. Padre José Loureiro proferiu uma evocação religiosa. Dando continuidade ao programa traçado, cinco alunos da Escola Básica de Leça do Balio fizeram a leitura de quadras sobre a Paz e foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo da LC, pelo Presidente da Junta e pela Presidente da Câmara. Por último, foi servido no salão nobre da Junta, um Porto de Honra a todos os presentes.
Para além da inauguração de um Memorial aos Combatentes do Ultramar, esta atividade teve igualmente o objetivo de levar à prática o Programa Estruturante da Liga dos Combatentes “Conservação das Memórias” e promover uma relação intergeracional em que os nossos idosos Combatentes procuraram com esta cerimónia, e de uma forma objetiva, sensibilizar, transmitindo Valores Cívicos e Morais aos mais novos ali presentes, para o que naquele dia se celebrava, procurando satisfazer a sua curiosidade e conseguir um entendimento adequado à sua idade. 
 
Fotos: CM de Matosinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui