O Núcleo de Lisboa comemorou o seu 100.º aniversário em 16 de junho de 2024. A data evoca o dia em que a Comissão Diretiva da Agência de Lisboa reuniu pela primeira vez no Largo da Trindade para colocar em marcha o projeto humanista idealizado em 1921, por um grupo de antigos Combatentes da Grande Guerra (1914-1918).
Atualmente, todos os dirigentes e colaboradores do Núcleo de Lisboa procuram honrar este espírito humanista e estar disponíveis para apoiar todos os Sócios, nomeadamente os mais carenciados, “o nosso bem-haja à Comissão Diretiva de 1921”.
As comemorações iniciaram-se pela manhã na sede do Núcleo, onde foi descerrada e inaugurada, pela direção,  uma Placa Comemorativa do Centésimo aniversário. Seguidamente, no Forte do Bom Sucesso, onde decorreu a cerimónia, houve uma concentração de dirigentes, colaboradores, Sócios e familiares, bem como convidados, onde todos assistiram à cerimónia e participaram no almoço convívio.
A cerimónia foi presidida pelo presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, destacando ainda a presença do Professor Doutor Luís Aires Botelho Moniz de Sousa, Presidente do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes, assim como vários elementos da Direção Central, que muito honrou o Núcleo de Lisboa e todos os seus Sócios.
A cerimónia de homenagem aos mortos decorreu em frente ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém (Lisboa), tendo sido depositada uma coroa de flores pelo Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Professor Doutor Luís Moniz de Sousa e Coronel Carlos Peças, Presidente do Núcleo de Lisboa, tendo o Capelão Militar Tenente Ricardo Barbosa proferido uma oração alusiva a todos os Combatentes que deram a vida pela Pátria. Escutaram-se os toques alusivos ao momento solene, culminando com o hino da Liga dos Combatentes.
A seguir, foi celebrada uma missa na capela do Forte do Bom Sucesso, terminando com uma visita ao Túmulo do Soldado Desconhecido do Ultramar.
Posteriormente, e já no interior da sala Aljubarrota do Museu do Combatente, o Presidente do Núcleo de Lisboa deu as boas vindas a todos os presentes e proferiu uma breve alocução, que antecedeu um momento particularmente emotivo durante a declamação de um poema acompanhado por um duo de guitarras acústica e portuguesa.
Antecedendo o almoço, decorreu uma sessão de fados, abrilhantada por um grupo de amigos do Núcleo, que cativou e agradou a toda a assistência, tendo a mesma, a pedido dos presentes, continuado durante a tarde.
Na impossibilidade de estar presente, o anterior Presidente do Núcleo, Coronel António Rodrigues Cardoso, enviou uma mensagem alusiva ao dia festivo, lida durante a cerimónia.
A cerimónia terminou com um Porto de Honra e brinde ao aniversário do Núcleo, seguido do grito da Liga dos Combatentes. O Presidente do Núcleo agradeceu a todos os presentes e assumiu o compromisso de continuar a cumprir a missão.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui