No âmbito de uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia da Vila de Britiande, decorreu no dia 18 de maio de 2024, uma cerimónia em memória dos combatentes da Guerra do Ultramar.
A Cerimónia iniciou-se pelas 15h00, com a celebração de uma missa na Igreja Paroquial de Britiande, em que se homenageou os três combatentes mortos em combate, assim como todos os combatentes do ultramar.
Terminada a cerimónia na igreja, procedeu-se ao descerramento de uma placa evocativa à entrada do cemitério da freguesia, em homenagem aos soldados caídos em combate.
Seguidamente, na Casa do Povo da Freguesia, procedeu-se à inauguração do Memorial dos Combatentes do Ultramar, seguido de um lanche convívio entre os presentes. A cerimónia foi organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, tendo estado representadas várias instituições civis e militares e entidades autárquicas, de que se destaca a presença do presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, de um representante do Comandante do CTOE, e o Comandante do Posto de Lamego da GNR.
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes esteve representado por elementos dos seus órgãos sociais, associados e respetivo Estandarte Heráldico.
1 COMENTÁRIO
servi a naçao em moçambique ,distrto cabo delgado ,serra do mape-cruz alta ,macomia no ano de 69 a 70.furriel lmil mec auto
servi a naçao em moçambique ,distrto cabo delgado ,serra do mape-cruz alta ,macomia no ano de 69 a 70.furriel lmil mec auto