Núcleo de Lamego – Conferência «A Guerra que nunca acabou – Narrativas no feminino»

0
208
No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, que estão a ser levadas a cabo pela Biblioteca Municipal de Armamar, no Centro Interpretativo da Mulher Duriense, o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC), a convite da Diretora da Biblioteca, realizou no dia 23 de novembro de 2024, uma conferência subordinada ao tema «A guerra que nunca acabou – Narrativas no feminino.».
Para além de ser feita uma apresentação sobre a LC pelo Presidente do Núcleo de Lamego, foi constituída uma mesa de debate com duas filhas de antigos Combatentes e a esposa de um outro Combatente, moderada pelo Prof. Dr. António Correia, especialista em Saúde Mental e Post-Tramatic Stress Disorder (PTSD), que trouxe ao debate a experiência sobre o impacto do stress pós-traumático, nos Combatentes da Guerra do Ultramar.
Foi feita uma reflexão sobre as consequências emocionais desta revolução, e abordadas as sequelas que o longo período da Guerra do Ultramar deixou, não só nos ex-Combatentes, mas também, e de forma especial, nas suas famílias – vítimas secundárias de uma ferida invisível que, por muitos anos, se escondeu silenciosamente no aconchego de muitos lares.
No Centro Interpretativo da Mulher Duriense, foi dada voz aos profundos e impostos silêncios femininos e de alguns combatentes presentes que, ao longo dos anos, carregaram sofrimentos secretos, tanto físicos como emocionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui