Núcleo de Évora – Passeio Cultural no Dia Internacional da Mulher

0
207
Inserido nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes organizou para as Sócias um passeio cultural. A visita incidiu no património edificado, cultural e museológico da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em pleno centro histórico de Évora.
As Sócias do Núcleo foram recebidas no auditório da FEA pelo responsável da área social, Eng. Henrique Sim-Sim, que deu as boas-vindas ao grupo. Neste espaço, as visitantes ficaram a conhecer os inúmeros projetos promovidos e/ou patrocinados pela Fundação.
Um dos projetos que mais despertou a atenção é o “Mentes em Ação 65+”, como o próprio nome indica, é destinado a pessoas com mais de 65 anos. O referido projeto foi apresentado pela Gerontóloga, Dr.ª Ana Rodrigues, e visa preservar a Função Cognitiva, Promover a Socialização e Melhoria do Bem-Estar Emocional.
Seguidamente, foi visitado o Palácio da Inquisição, mais em particular, as Casas Pintadas. O guia João fez uma apresentação muito detalhada e elucidativa acerca das mesmas. Todos os participantes ficaram a saber que as pinturas são Frescos Quinhentistas do início do Século XVI e satirizam cenas da vida real da época com um misto de mitologia a si associadas.
A visita prosseguiu para o Paço de S. Miguel, considerado monumento nacional desde 1922 e cuja origem remonta à idade média. Em 1958, foi adquirido pelo Eng. Eugénio de Almeida (Conde de Vilalva), tendo sido a sua residência, e onde atualmente funciona a sede da FEA. Este magnífico espaço repleto de história e de estórias, apresenta salas e jardins sumptuosos e que a todos deixou deslumbrados. Realce-se ainda, a visita a uma exposição de algumas carruagens, excelentemente preservadas.
O Passeio terminou nas instalações do Núcleo de Évora, com a oferta de um lanche às Sócias, numa excelente oportunidade para conviverem e fomentar a amizade que é apanágio neste tipo de eventos.
Por fim, o Núcleo de Évora agradece à Fundação Eugénio de Almeida, na pessoa do Eng. Henrique Sim-Sim, e seus colaboradores, não só por terem proporcionado este fantástico passeio, mas também, pela forma atenciosa, simpática e profissional como recebeu e acompanhou toda a comitiva do Núcleo.
A Direção do Núcleo de Évora deixa o seu desejo de que, em próximas iniciativas similares, possa contar ainda com um maior número de Sócias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui