Inserido no programa anual de atividades culturais e sociais, sendo já uma tradição, o Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes realizou nos dias 28, 29, 30 de setembro e 1 de outubro, um passeio ao Principado das Astúrias e à província da Cantábria (ambas em Espanha).
No primeiro dia, iniciou com uma visita a Oviedo, capital das Astúrias, património mundial da humanidade onde se destaca a beleza do seu centro histórico medieval e dos edifícios que o rodeiam, a sua catedral gótica e as inúmeras estátuas que existem um pouco por todo o lado. Durante a tarde seguiu-se a localidade de Nava. Esta localidade destaca-se pela famosa Sidra produzida na região e onde houve oportunidade de visitar o Museu dedicado a esta bebida produzida a partir de maçãs.
Segundo dia em Gijon, uma cidade vibrante situada nas margens do mar Cantábrico, com praias fascinantes e uma arquitetura histórica impressionante com destaque para a visita à igreja de São Pedro e a subida ao monte de Santa Catalina, onde se situa o monumento Elogio Del Horizonte, a partir do qual se observa uma paisagem deslumbrante.   
Para a tarde do segundo dia, estava reservado um dos pontos altos da viagem, a visita à Basílica de Santa Maria La Mayor, mais conhecida por Santuário de Covadonga. Foi neste local que se iniciou a reconquista cristã aos mouros por parte do Rei católico Pelayo. Nesta tarde, houve ainda tempo para conhecer a bonita e pitoresca vila da Cangas de Onís, porta de entrada para o Parque Nacional dos Picos da Europa, e de onde se realças a ponte medieval que ostenta a sua Cruz de la Vitória (símbolo das Astúrias).
Ao terceiro dia viajou-se até Potes, uma das vilas mais belas da região da Liébana pertencente à Cantábria e rodeada de majestosas montanhas onde se almoçou o típico “cocido lebaniego”. Seguiu-se a visita a Fuente Dé, um dos locais mais conhecidos e concorridos dos Picos da Europa com o seu teleférico que supera um desnível de 753 metros e atinge a altitude de 1 823 metros. 
Ao quarto e último dia, já no regresso a casa, foi ainda possível conhecer a notável cidade de Léon, sendo ponto obrigatório de visita, a majestosa Basílica de San Isidoro, o Palácio dos Guzmanes e Casa dos Botines com projeto de António Gaudí.
Foram 4 dias fantásticos e inesquecíveis, aqueles que foram experienciados e vividos por meia centena dos nossos sócios e os seus familiares, onde mais uma vez, a confraternização, a amizade e a camaradagem foram uma constante ao longo de todo o passeio. Entre todos, ficou o forte desejo de voltarem a repetir este tipo de iniciativas, e nós, enquanto instituição de Utilidade Pública e vocacionada para as causas sociais, tudo faremos para lhes continuar a proporcionar momentos como aqueles que foram passados em Espanha.
Um agradecimento especial às Viagens Fernandes, (agência de viagens que organizou este magnífico passeio), extensivo a todos os colaboradores envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui