Núcleo de Évora – 100.º aniversário

0
715
Em 16 de Novembro de 1923, era fundado o Núcleo de Évora, denominado então com o nome de “Agência da Liga dos Combatentes do Distrito de Évora”. Passados 100 Anos, no dia 16 de Novembro de 2023, assinalou-se  e comemorou-se o Centenário do Núcleo, um feito relevante e histórico para a instituição.
No magnífico Palácio D. Manuel, realizou-se uma sessão solene presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues que se fez acompanhar pelo Tenente-coronel Pires Martins e pelo Arquiteto Eduardo Varandas da Direção Central. A referida sessão, contou ainda com a presença das seguintes autoridades civis e militares: Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá; Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte; Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Dr. Frederico Carvalho; Representante da União de Freguesias de Évora, Arquiteto Cláudio Velez; Sub-Diretor da Direção de Formação, Coronel Vasco António e o seu Adjunto, Sargento-mor Carvalho dos Santos; Comandante Distrital da PSP, Diretor do CAS Évora, Coronel Manuel Chanca,  Superintendente Joaquim Simão; 2.º Comandante do Comando da GNR de Évora, Tenente-coronel Pedro Ramalho e seu adjunto Sargento-mor Carlos Teixeira; 2.º Comandante do RC3, Tenente-coronel Fernando Castro e Sousa; Diretor Regional de Agricultura e Pesca do Alentejo, Professor Doutor José Calado; Diretora Regional de Cultura de Évora; Diretor da Unidade de Saúde Militar de Évora, Tenente-coronel Gil Borges; Representante do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Luís Cruz; Diretora do Estabelecimento Prisional de Évora, Dr.ª Maria da Ressurreição Moura; Presidente  da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora, Dr. João Inverno; Representante da Associação de Operações Especiais, Bruno Marriço; Presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo, José Leal; Presidente do Núcleo de Estremoz, Sargento-mor Jorge Carujo; Presidente do Núcleo de Vendas Novas, Sargento-mor Fernando Rodrigues; Presidente do Núcleo de Mora, Jacinto Bravo; Presidente do Núcleo de Mourão, Tenente-coronel José Rosa; Representante do Núcleo de Campo Maior, Sargento-chefe João Borrega; Presidente da Residência de São Nuno Santa Maria, Sargento-mor Vítor Caldeira. Para além de outros ilustres convidados, destaque-se a presença dos antigos Presidentes do Núcleo, Coronel Manuel Calado e Sargento-ajudante Paulo Pagará.
A sessão solene iniciou-se com o assinalar do 105.º Aniversário da Assinatura do Armistício da Grande Guerra. Pelo Presidente do Núcleo de Évora, Sargent-chefe Joaquim Santos, foi feita uma alocução alusiva ao aniversário, dando ênfase à história do Núcleo, às atividades realizadas, aos eventos organizados e às valências que existem na instituição, terminando com um enfoque especial aos Sócios com 50 anos de filiação presentes na cerimónia.
Seguiu-se o discurso do Presidente da Liga dos Combatentes, o qual proferiu palavras bastante elogiosas para o Núcleo de Évora. Seguiu-se a imposição de condecorações a três diretores/colaboradores do Núcleo. Foram condecorados com a medalha de bons serviços, grau ouro, os seguintes sócios:
– Sócio Combatente e colaborador, Roberto José Barbosa Canha;
– Sócio Efetivo, Sargento-chefe e Tesoureiro, José Manuel Sochas Badalo;
– Sócio Apoiante e Vogal, Isidoro José Magro Leal.
Após estas condecorações, viveu-se na sessão solene outro do momentos mais importantes, que foi a entrega a 30 Sócios Combatentes, o Testemunho de Apreço por terem completado 50 anos de filiação de forma ininterrupta, tendo ainda recebido um medalhão comemorativo do centenário do Núcleo.
Ao nível de intervenções, a sessão terminou com o Presidente da Câmara Municipal de Évora a endereçar os parabéns ao Núcleo e a afirmar  publicamente, o compromisso de colaboração com a nossa instituição. Foi encerrada a efeméride com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes.
Como é tradição nestas ocasiões, terminaram as comemorações com um almoço convívio, entre as entidades convidadas e os sócios homenageados, tendo decorrido no Catering Galhetas na Quinta Nova do Degebe.
Viveu-se um dia histórico e inesquecível para todos os que pertencem a esta grande instituição, com o compromisso reiterado de continuarmos a apoiar os nossos sócios em geral e os combatentes em particular.    
Liga dos Combatentes!
Valores permanentes.
Liga dos Combatentes!
Em todas as frentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui