Integrado no Plano Anual de Atividades de 2024, o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes realizou no passado dia 25 de setembro mais um Passeio Cultural, com a presença de cerca de meia centena de associados deste núcleo.
Do programa, de destacar no início da manhã, uma visita a Água Formosa, uma das aldeias de Xistos e uma visita guiada à bonita Vila de Sertã. Esta região e os pequenos municípios em seu redor, apresenta-s,e ainda hoje, coberta com um enorme manto de pinheiro bravo, daí ser denominada a sub-região do Pinhal Interior Sul. Esta bonita zona do país, compreendida entre o rio Zêzere, o rio Ocreza, dentro da qual se insere o município da Sertã (e também Proença-a-Nova) é, do ponto de vista geológico, pertencente ao Maciço Antigo, onde predominam os xistos argilosos.
Seguiu-se o almoço, de excelente representação da gastronomia local, servido num restaurante junto à emblemática Ponte Romana, tendo como cenário envolvente a formosa ribeira da Sertã, também conhecida como Ribeira Grande.
A tarde foi destinada a uma visita guiada ao Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei, seguindo-se o regresso a casa.
De registar o excelente espírito entusiasta, salutar e de sã confraternização entre todos os participantes desta faixa etária de portugueses antigos combatentes, que merecem de todos nós, apoio incondicional, respeito e gratidão.