Núcleo de Estremoz – Monumento aos Combatentes (Vale de Maceiras)

0
404
Com a colaboração e apoio do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, foi inaugurado no passado dia 25 de abril, na localidade de Vale Maceiras, freguesia de S. Saturnino, um monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes locais.
Além do 2.º Comandante do Regimento de Cavalaria 3, Tenente-coronel de Cavalaria Bruno Carrasqueira, que presidiu a cerimónia, do Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Dr. Rogério Sadio da Silva, do Presidente da Junta de Freguesia local, Isalindo Lourenço e dos elementos da Direção do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, marcaram presença diversas autoridades e Entidades Civis, Académicas, Religiosas e das Forças de Segurança e um elevado número dos Combatentes que foram homenageados e as respetivas famílias.
O facto de no mesmo dia se ter comemorado o cinquentenário do 25 de abril, data que se assinalou por todo o país e onde estiveram empenhadas muitas Entidades Civis e Militares, inviabilizou a sua presença nesta Cerimónia. As Cerimónias tiveram a seguinte sequência:
•Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia;
•Hastear da Bandeira Nacional, seguido do Hino Nacional, entoado pelos Antigos Combatentes e população presente no local;
•Inauguração Oficial do Monumento e Deposição de Coroas de Flores, pelas principais entidades presentes;
•Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do Regimento de Cavalaria 3; 
•Momento de reflexão/Invocação Religiosa, efetuada pelo Coronel Jorge Matos, Capelão do Exército;
•Alocução alusiva à efeméride, pelo Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Dr Rogério Silva;
• Alocução alusiva ao momento, pelo Presidente do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, Sargento Mor de Cavalaria Jorge Carujo.
Seguiu-se uma pequena Cerimónia no salão da Junta de Freguesia, onde o Presidente da mesma, homenageou individualmente os Antigos Combatentes, com a entrega de uma lembrança alusiva ao momento.
O Dia Festivo terminou com um Almoço Convívio entre todos os participantes. Pelo simbolismo do momento, o mesmo revestiu-se de um elevadíssimo significado patriótico e impressionantes momentos de carga emocional tanto para os próprios Combatentes, como para as suas famílias.
O monumento agora inaugurado apresenta os nomes dos antigos combatentes daquela simpática aldeia alentejana, ficando a constituir um símbolo da dedicação à Nação, perpetuando uma justa homenagem à memória de todos quantos combateram e pagaram com a vida a defesa da sua pátria e dos nossos valores civilizacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui