O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes organizou no passado dia 23 de março de 2024, uma viagem a Monsaraz – A sentinela do Guadiana. A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer e fomentar a participação dos sócios em diferentes atividades organizadas pelo Núcleo.
Esta viagem permitiu através de uma brilhante ação dos organizadores, num espírito orientado desde o princípio, para conciliar o caráter cultural e o caráter lúdico, e que permitiu a cerca de 30 sócios, suas famílias e amigos, viajar temporalmente, num raio de umas centenas de metros e com uma envolvência paisagística de extraordinária beleza do Alentejo profundo e do Alqueva, desde a pré-História, com a visita aos afloramentos arqueológicos, das Antas e Cromeleques, passando pela forte e marcada presença dos Cruzados, a História Medieval e até aos nossos dias. História – Cultura – Beleza Paisagística, a ancestral Arte de trabalhar o barro em São Pedro do Corval e o extraordinário Convívio Humano.
Os objetivos foram plenamente alcançados, complementados com a simpatia, a espontânea alegria e a fantástica participação de todo o Grupo.