Realizou-se no dia 23 de fevereiro de 2025, em Elvas – Cidade Património Mundial da UNESCO, a “II CAMINHADA PELA PAZ”, uma organização do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e da ARKUS – Associação Juvenil.
Esta iniciativa de caráter lúdico-desportiva, cujo espírito supera esta dimensão, teve também o propósito de mobilizar as pessoas de uma forma livre, simples, aberta a todos, em torno de uma causa muito maior, num determinado apelo à Paz e a necessidade da sua valorização, passados que são 3 longos anos da guerra na Ucrânia e de outros conflitos que nos afligem.
Com condições meteorológicas muito agradáveis e que contribuíram para promover a causa, onde Cultura e História e a promoção um dos valores da Humanidade como a Paz, podem contribuir para uma melhor Sociedade.
Importa agradecer reconhecidamente a todos os que compareceram e dignificaram uma causa que deveria ser de interesse e de expressão maior.
Cerca de 70 pessoas de diferentes faixas etárias, representativas das mais variadas formações académicas, profissionais e humanas, responderam afirmativamente e juntaram o seu generoso contributo individual a um apelo que se pretende seja coletivo.
Falar de PAZ, mobilizar pela PAZ, sabendo valorizá-la e respeitá-la, por pouquinho que seja, será sempre uma grande Vitória.
A “II Caminhada Pela Paz” teve o seu início pelas 10h00 da manhã, com a concentração prévia junto da Capelinha da N.ª Sr.ª da Conceição, a qual foi aberta propositadamente para esta ocasião, situação para a qual muito contribuiu a disponibilidade de João Carneiro, da Irmandade de N.ª Sr.ª da Conceição de Elvas e ao qual ficamos altamente agradecidos.
Após as palavras de boas-vindas proferidas pelo presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, a fila colorida de branco dos participantes, encabeçada pelo guia Paulo Galego, percorreu alguns dos locais emblemáticos da cidade, numa caminhada pautada por um tema sempre apaixonante como é a música, com pinceladas aqui e ali de pormenores, relatos e referências históricas sempre muito interessantes e que muito cativou os participantes.
O grupo entusiasmado abraçou a cidade monumental de Elvas, contornou a cintura de muralhas, entrou pelas Portas de Olivença e rumou ao Museu Militar de Elvas onde apreciou a grandeza das instalações, o seu valor histórico e o espólio visível de peças e viaturas que ali estão expostas.
No ponto intermédio, houve tempo de retomar forças e no convívio e a confraternização próprias destas ocasiões, aproveitou-se para ouvir cantar as modas Alentejanas ao som do grupo das “Roncas de Elvas”, da Associação “ARKUS”.
No final, houve foto de grupo e todos os participantes receberam um certificado de participação e reconhecido agradecimento, extensivo aos agentes da PSP que garantiram a necessária segurança rodoviária e aos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, que com a sua inestimável presença apoiaram e garantiram o apoio sanitário.
Uma palavra de agradecimento para os nossos colaboradores e parceiros da iniciativa, a Paulo Galego, pela disponibilidade de corresponder ao convite e pela sua extraordinária capacidade de comunicação e que ajudou a contribuir para despertar a curiosidade e enriquecer a nossa cultura geral.
Agradecer à ARKUS como parceira desta iniciativa, à Delta Cafés – CM Elvas – Junta Freguesia Assunção, através de Joaquim Amante, que generosamente também contribuíram para tornar possível esta nossa/vossa iniciativa.