Núcleo de Elvas – Exposição Coletiva «A Coragem pela Defesa da Paz»

0
334
O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, numa cerimónia que contou com a carinhosa presença de várias entidades oficiais, representativas do Município de Elvas, dos artistas e suas famílias, dos sócios e amigos e dos meios de comunicação social local, procedeu no âmbito de uma iniciativa sua e como atividade extraordinária, à inauguração da Exposição Coletiva “A Coragem pela Defesa da Paz”, que se realizou no sábado, dia 14 de setembro, pelas 17h00, no espaço do Coro Alto do Hotel Vila Galé Collection em Elvas.
No ato inaugural, o Presidente do Núcleo, Sargento-mor José Miguêns agradeceu a presença da Vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, e aproveitou para apresentar publicamente, um sentido reconhecimento e agradecimento ao Município de Elvas, por todo o apoio não só a esta iniciativa como a outras que o Núcleo tem organizado, num passado recente, tendo posteriormente oferecido uma pequena lembrança.
Com a presença de outras autoridades civis e outras Associações, o Presidente do Núcleo, destacou a presença do Comendador e coordenador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Doutor António Cachola, ao qual agradeceu a sua presença, que muito dignificou e honrou esta cerimónia no âmbito artístico e na capacidade de divulgar e exponenciar a Arte e a Cultura.
As palavras de agradecimento foram também dirigidas aos artistas, de Portugal e Espanha, agentes ativos e mobilizadores Pela Paz, nas diferentes dimensões da Arte e que corresponderam em grande número.
Uma emocionada referência à Professora Céu Péguinho, coorganizadora e mobilizadora dos jovens e dos artistas em geral, e que muito contribuiu para o sucesso desta exposição, mesmo depois de sofrer um acidente pessoal e que ultimamente a limitou fisicamente.
A Professora Céu Péguinho usou da palavra para agradecer o convite que lhe foi dirigido pelo Presidente do Núcleo e animou os numerosos jovens, para manifestarem a sua alegria e entusiasmo, numa vibrante animação em torno das diferentes manifestações da arte.
Após a cerimónia protocolar, os diferentes jovens e artistas deliciaram os presentes, com momentos de ternura e muita emoção, através da pintura, da dança, da música, da poesia, do canto, e que no final embelezaram e enriqueceram muito esta inauguração.
O Núcleo de Elvas está comprometido na valorização da Paz, através do dinamismo e do espírito impulsionador e inovador desta iniciativa, que pretende ser um motor para continuar a dar seguimento ao discurso contra a normalização da guerra e os seus efeitos, na capacidade de congregar vontades e sensibilidades e contribuir de alguma forma para um novo conceito – A Pegada da Paz. Numa aposta na sua continuidade e na sua ação itinerante de sensibilização. Na mostra artística e musical, participou também o Coral Públia Hortênsia de Castro.
Posteriormente foi servido a todos os artistas um “Alentejo de Honra” no quintal do Ninho das Associações, onde foi entregue uma pequena lembrança a todos os participantes no evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui