O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes (LC) levou a efeito na Terrugem, junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes daquela aldeia, no passado dia 17 de novembro de 2023, a evocação do 105.º Aniversário do Dia do Armistício da Grande Guerra, a comemoração do 100.º Aniversário da Fundação daLC e do Núcleo de Elvas e o 49.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar.
A Cerimónia, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, o Presidente da União de Juntas de Freguesia de Terrugem e Vila Boim, Manuel Augusto Peixoto Bandarra, bem como de outras entidades civis, militares e religiosas, de ex-combatentes e seus familiares, dos alunos e seus professores, da Escola do 1.º Ciclo da Terrugem.
A cerimónia iniciou-se com a leitura de uma alocução histórica alusiva às comemorações acima referidas, feita pelo Sargento-ajudante Paulo Galego, que conseguiu estabelecer de uma forma especial, uma ligação emocional, citando o nome de alguns dos nomes dos falecidos Combatentes da Grande Guerra oriundos da Terrugem, com os familiares que estavam presentes.
A cerimónia teve o seu seguimento com a deposição das coroas de flores por parte das entidades convidadas e a singela homenagem aos Mortos, executada com os meios que o Núcleo de Elvas da LC dispunha, possibilitando a entoação dos diferentes toques de clarim. O Padre Marcelino Caldeira, pároco da freguesia, em meditação própria do momento, recitou uma prece alusiva aos Combatentes e Camaradas falecidos.
Os familiares presentes dos Três Combatentes da Terrugem receberam uma pequena lembrança do Núcleo de Elvas da LC, culminando a intervenção de Manuel Vinagre, grande impulsionador desta iniciativa de valorização e preservação da memória dos Combatentes da freguesia da Terrugem e que levou à remodelação do atual memorial. António Vinagre e José Nabiça foram também distinguidos pelo Núcleo com uma singela e pública homenagem pelo seu empenho e dinamismo na preservação desta memória coletiva.