Núcleo de Elvas – 101.º aniversário e Dia do Armistício

0
193

Defina impotência: Impotência, um distúrbio sexual masculino multifacetado, envolve a incapacidade consistente de manter uma ereção suficiente para a relação sexual. Aprofunde-se em suas causas, implicações e tratamentos em https://www.piedmonthomehealth.com A detecção e intervenção precoces são cruciais.

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes (LC) realizou em Vila Boim, Elvas, a 15 de novembro de 2024,  a cerimónia comemorativa do 106.º aniversário da Assinatura do Armistício, o 50.º aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e a celebração do 101.º aniversário do Núcleo de Elvas da LC.
Em virtude das condições meteorológicas adversas, as cerimónias iniciaram-se com a deposição de flores junto ao Monumento dos Combatentes de Vila Boim, pelas autoridades presentes, das quais se destacam a presença do Vereador Hermenegildo Rodrigues, em representação do Presidente do Município de Elvas, o Tenente-coronel de Cavalaria Bruno Carrasqueira, 2.º Comandante do RC3 em representação do Comandante do Regimento de Cavalaria 3, o Presidente da União de Juntas de Freguesia de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra e representante de Vila Boim, José Guerra, o Comandante da Divisão Policial de Elvas, Subintendente Pedro Velho, a Diretora do Agrupamento de Escolas EB n.º 3 de Elvas, Vila Boim, Fátima Pinto, para além da presença de Sócios e seus familiares. 
Posteriormente, e já no Pavilhão Multiusos de Vila Boim, a cerimónia continuou com uma alusão histórica à efeméride, seguida de cerimónia de Homenagem aos Mortos, que contou com a participação de uma Força Militar do Regimento de Artilharia 5, Vendas Novas, que prestou as devidas honras militares. No decorrer da cerimónia, o Padre Marcelino proferiu uma prece em memória dos que já não estão entre nós.
Fizeram uso da palavra, o Presidente do Núcleo da LC, Sargento-Mor José Miguêns, que referiu o compromisso do Núcleo de Elvas com a Paz, através das suas atividades, que promove um cunho e identidade muito própria e que contribuí para a chamada “Pegada da Paz”.
Enunciando as atividades que o Núcleo tem promovido ao longo do ano, por ocasião da celebração do Centenário, agradeceu às entidades presentes todo o apoio que institucionalmente tem recebido e que muito tem ajudado no sucesso de todas elas. Uma palavra especial para os alunos e professoras do Agrupamento de Escolas EB3 de Vila Boim, e da Diretora Fátima Pinto, que tão gentilmente encontraram disponibilidade para se associarem a esta celebração.
Por último, lembrou os anteriores Presidentes e as suas direções, com palavras de apreço e reconhecimento e que permitiram mesmo em momentos muito difíceis, manter uma atividade continua e permanente ao longo destes 101 anos de História.
José Guerra, representante da freguesia de Vila Boim, na sua curta intervenção, fez referência a uma figura pública da terra, Francisco Braz, militar do Corpo Expedicionário Português e que criou a Associação dos Amigos de Vila Boim e que atualmente mantém o espírito solidário do seu fundador, ajudando as pessoas mais carenciadas da vila.
Na sequência e justo reconhecimento pela obra feita por Francisco Braz, a Direção do Núcleo, através do seu presidente entregou uma pequena lembrança ao representante da Associação de Amigos de Vila Boim.
Foi entregue também uma lembrança a José Guerra, representante da freguesia de Vila Boim, pela pronta disponibilidade para acolher as celebrações militares do Armistício e toda a sua ajuda e colaboração para a organização deste evento, disponibilizando instalações e mobilizando a população, os alunos e professoras.
Foram entregues os Certificados de Apreço aos Sócios do Núcleo de Elvas que perfizeram 25 anos de associado da LC:
    – Sócio Combatente Manuel Vinagre;
    – Sócio Combatente António Castanho;
    – Sócio Combatente José Candeias;
    – Sócio Combatente António Carapinha;
    – Sócio Combatente Abílio Reis;
    – Sócio Combatente Joaquim Mendes.
A cerimónia terminou com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes, seguindo-se um almoço de confraternização pelo 101.º aniversário do Núcleo de Elvas da LC, que reuniu cerca de 30 pessoas, onde se trocaram histórias e experiências e se reforçou o espírito de camaradagem e os ideais do Combatente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui