A Biblioteca Augusto Casimiro, na sede da Liga dos Combatentes/Núcleo de Coimbra, recebeu no dia 7 de janeiro, uma sessão da “Coimbra Literária”, organizada pela Alma Azul, representada pela sua fundadora Elsa Ligeiro.
O evento reuniu uma sala cheia de entusiastas para celebrar dois marcos históricos: os 700 anos da morte do Rei D. Dinis e o início das comemorações dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel.
Uma sessão, que combinou literatura e história, teve como ponto central as «Cantigas de Amigo de D. Dinis», presentes na Antologia Pessoal da Poesia Portuguesa de Eugénio de Andrade. A obra de António de Vasconcelos, «Processo de Canonização da Rainha Santa Isabel», também foi abordada, oferecendo um olhar aprofundado sobre a vida e a devoção à rainha.
Estas obras não foram escolhidas de modo foi fortuito, «As Cantigas de Amigo» constituem um marco incontestável na poesia medieval portuguesa, revelando o lado mais humano e apaixonado de D. Dinis. Por sua vez, o processo de canonização de Santa Isabel é um testemunho eloquente da profunda veneração que a rainha desperta até aos nossos dias.
Ao abordar estas duas obras emblemáticas, a sessão literária, proporcionou ao público uma oportunidade única de se conectar com a rica história e cultura de Portugal.