Em 11 de maio de 2022, dia em que o Capitão Augusto Casimiro dos Santos faria 133 anos, iniciou-se oficialmente as comemorações do Centenário da Fundação do Núcleo de Coimbra. Augusto Casimiro foi um militar com uma folha de serviço distintíssima. Após a sua participação na Grande Guerra na Flandres, juntamente com outros Oficiais e Sargentos, percebendo as dificuldades em que os Combatentes Portugueses chegavam a Território Nacional sentiram a necessidade de se organizarem para darem o apoio que o Estado não conseguia dar. O Capitão Casimiro esteve nas atividades iniciais da Fundação da então Agência de Coimbra e ficará por esse motivo com uma ligação de paternidade com a instituição. Mas Augusto Casimiro foi também poeta, memorialista, jornalista e comentarista político português e um destacado opositor republicano ao regime político do Estado Novo. A sua extensa atividade literária e a sua ligação à Fundação da Agência de Coimbra, foi decisiva para atribuição do seu nome à Biblioteca do Núcleo de Coimbra.
Presidiu à cerimónia o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
A sessão solene teve a seguinte sequência:
Apresentação de boas vindas aos convidados pelo Presidente do Núcleo de Coimbra, Tenente-coronel João Paulino e ao fundamento que prevaleceu à realização desta cerimónia.
Exposição sintética sobre a vida e obra de Augusto Casimiro pelos investigadores da empresa Rebobinar: Eduardo Albuquerque, Licenciado em História da Arte e Pierre Marie Doutorado em História Contemporânea.
Breve alocução do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
Leitura de um poema de Augusto Casimiro pela Sra. Fátima Reis Melo acompanhado de momento musical, interpretado pelo Vogal da Direção, Sargento-ajudante Paulo Monteiro.
Cerimónia de Imposição de Condecorações e Entrega de Diplomas
-
Foi atribuída a Medalha de Honra ao Mérito, Classe Prata ao nosso colaborador no CAMPS 4, Médico Psiquiatra, Dr. Silva Marques.
-
Foram igualmente agraciados com Diploma de Louvor do Presidente da Liga dos Combatentes, o Tenente-coronel Médico José Andrade (Médico de Clinica Geral e Ortopedista no CAMPS 4) e o Dr. Silva Marques (Médico Psiquiatra no CAMPS 4).