Núcleo de Coimbra – Homenagem aos Combatentes

0
568
Integrada nas Comemorações do 105.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e do 45.ºAniversário do Fim da Guerra do Ultramar, decorreu em Coimbra, no dia 16 de novembro de 2023, a Cerimónia de Evocação e Homenagem a todos aqueles que tombaram no cumprimento do dever pela Pátria, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. José Manuel M. de Carvalho e Silva.
Após a força militar pressente ter prestado continência ao Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro-general, Nuno Manuel Mendes Farinha, usou da palavra o Tenente-coronel João Paulo Silvestre Paulino, Presidente da Direção do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, para proferir uma alocução de saudação e agradecimento. Seguidamente foram entregues Diplomas de Louvor, conferidos pelo Presidente da Liga dos Combatentes, TGen Chito Rodriges, aos seguintes membros do Núcleo de Coimbra:
– Sargento-Mor, Rui R. Duarte Redinho, entregue pelo Presidente da CMC, Dr. José M. Carvalho e Silva e Sargento-Chefe, José M. Agante Matos, entregue pelo Cmdt da BrigInt, BGen Nuno Mendes Farinha.
Depois foi efetuada a entrega de Testemunhos de Apreço, aos Sócios do Núcleo de Coimbra, com 40 anos de associado:
– Sócio Combatente, Albano Folgado Barata, entregue pelo Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Juiz Desembargador, Jorge Silva Loureiro; Sócio Combatente, Daniel Santos Queiróz, entregue pelo Presidente da União de Freguesias de Coimbra, Dr. João Campos e Sócio Combatente, Hermínio dos Santos Rodrigues, entregue pelo 2º Cmdt da BrigInt, Coronel Tirocinado, António Fernandes de Oliveira.
Após estas cerimónias, foi condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques, o Sargento-chefe, Filipe Ferreira Félix, imposta pelo Cmdt da BrigInt, BGen Nuno Mendes Farinha. Continuamente foi efetuada a entrega das Medalhas Comemorativas das Campanhas, aos militares que serviram Portugal, em situação de campanha:
– Capitão Milº Gard., Rogério Carneiro (Moçambique 1971-74), imposta pelo 2º Cmdt da BriInt, Cor Tir, António Fernandes de Oliveira; Furriel Mil., Ângelo Machado Marques (Guiné 1968-1970), imposta pelo Diretor do Centro de Apoio Social de Coimbra, do IASFA, TCor Luís Miguel Vieira e Furriel Mil., José Eliseu Lopes (Guiné 1970-72), imposta pelo Representante do Comandante do Comando Territorial da GNR de Coimbra, TCor Filipe da Silva Soares.
Seguidamente, realizou-se a cerimónia em homenagem a todos os militares que, no cumprimento do dever, tombaram no campo da honra e da glória, ao serviço de Portugal.  Foram colocadas coroas de flores pelas entidades presentes no Monumento aos Heróis do Ultramar. As honras militares foram prestadas pela Brigada de Intervenção, durante as quais foram recordados com orgulho e saudade aqueles que “por obras valorosas se vão da lei da morte, libertando”. 
No final, o Padre Rodolfo Albuquerque, Capelão da Brigada de Intervenção, proferiu uma prece, seguida pelo Toque de Alvorada, símbolo de um hino de esperança e fé, na convicção de que o esforço e o sacrifício dos nossos camaradas não foram em vão. Além das entidades convidadas, estiveram presentes muitos Combatentes e famílias, bem como representantes de várias organizações como a Associação de Ex-Combatentes do Ultramar do Botão, da Associação de Pára-quedistas de Coimbra, da Delegação de Comandos de Coimbra, da Delegação de Coimbra da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui