Esteve patente ao público de 29 de abril a 13 de maio de 2024, na Liga dos Combatentes / Núcleo de Coimbra (Rua da Sofia, 136), a Exposição fotográfica “Guerra Colonial”. Um Olhar Inédito Através das Lentes dos Soldados
Composta por fotografias amadoras captadas pelos próprios soldados durante a guerra, a exposição ofereceu um retrato cru e autêntico das suas vivências e dos impactos profundos do conflito. Através das imagens, os visitantes foram convidados a refletir sobre a memória da guerra, as suas consequências humanas e a importância da paz.
Após ter passado por diversas escolas, onde obteve um grande sucesso junto dos alunos e professores, a exposição chegou agora a Coimbra, convidando a comunidade a um encontro com a história e com a memória.
Uma Oportunidade para a Reflexão e o Diálogo A “Guerra Colonial” é mais do que uma exposição de fotografias. É um convite à reflexão crítica sobre o passado, à valorização da paz e à construção de um futuro mais justo e tolerante. Não perca esta oportunidade única de se conectar com a história e de contribuir para a construção de uma memória coletiva mais completa e plural.
A iniciativa conjunta, foi promovida pela Associação Deficientes Forças Armadas, pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC, pela Real República Ay Ó Linda e pela Associação Projecto Ruído.