O Núcleo de Coimbra assinalou o seu 101.º aniversário com uma cerimónia memorável que decorreu ontem, dia 16 de abril, pelas 15h30, na prestigiada Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco. O evento foi uma sentida homenagem à dedicação e ao serviço dos combatentes, sublinhando o papel crucial do Núcleo de Coimbra na preservação da memória histórica e na promoção dos valores da cidadania e da defesa nacional.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades civis e militares, incluindo presidentes de outros núcleos da Liga dos Combatentes e representantes de associações de militares e antigos combatentes, com os respetivos guiões. Os convidados foram recebidos por uma imponente Guarda de Honra, composta por militares rigorosamente trajados à época das invasões francesas, integrados no GREHC – Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa.
O momento musical de abertura ficou a cargo de Miguel Calhaz, conceituado músico, compositor, professor, cantor e contrabaixista, que brindou os presentes com uma atuação de elevada qualidade. Seguiram-se as intervenções protocolares: O Tenente-coronel João Paulino, Presidente da Direção do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, proferiu palavras de saudação e agradecimento, realçando a relevância histórica do Núcleo de Coimbra; O Dr. José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, enalteceu o contributo do Núcleo para a cidade e o país, sublinhando a importância da memória coletiva dos Combatentes e o Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, destacou a importância do Núcleo de Coimbra e homenageou o evento e o legado fundamental dos combatentes para a identidade nacional.
O ponto alto da cerimónia, conduzida pelo Vice-presidente do Núcleo de Coimbra, Major Jorge Carvalho, foi a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes (Grau Ouro) ao Núcleo de Coimbra. Esta prestigiada distinção reconhece os serviços distintos e de elevado mérito prestados pela instituição à Liga e à sociedade portuguesa, nomeadamente pelo seu trabalho solidário e social junto dos combatentes, pela formação cívica e pela promoção da defesa nacional.
Um antigo Combatente, ex-Furriel Mil.º António de Jesus Couto, foi também agraciado com a Medalha Comemorativa das Campanhas, constituída por uma passadeira de prata com o nome da região onde serviu – Moçambique (1974-75) – ostentando no reverso a significativa legenda “Este Reino É Obra de Soldados”.
O programa prosseguiu com outro momento musical abrilhantado pela Tuna Souselense, com o seu coro e orquestra, uma instituição centenária com 114 anos de história, sob a direção da maestrina Patrícia Ferreira.
Posteriormente, foram entregues Diplomas de Reconhecimento e uma garrafa de “La Lys – Grande Reserva” aos Sócios do Núcleo de Coimbra com mais de 50 anos de associação, entre eles: Sócio Combatente (já falecido) Sílvio Fernandes Barroso (entregue à sua esposa Maria Antonieta Barroso); Sócio Combatente Rui dos Santos Luís e Sócio Combatente António Fernandes de Almeida.
Receberam Testemunhos de Apreço os sócios com mais de 40 anos de ligação ao Núcleo, entre os quais: Sócio Combatente Luís de Jesus Rodrigues; Sócio Combatente Jorge Manuel de Abreu Castilho; Sócio Combatente Mário de Almeida; Sócio Combatente Casimiro de Almeida Jacinto; Sócio Combatente Manuel José Batista Carvalho; Sócio Combatente António da Fonseca Moreira; Sócio Combatente José Rodrigues de Oliveira; Sócio Combatente Carlos dos Reis Pinto Guedes; Sócio Combatente Francisco António Tavares Gomes; Sócio Combatente Luís da Costa Teixeira (recebeu a sua esposa Maria Albina Teixeira); Sócio Combatente José Martins de Carvalho e Sócio Combatente Hélder Simões de Almeida.
O Núcleo de Coimbra distinguiu ainda entidades parceiras pelo apoio prestado à sua missão, entregando Diplomas de Menção Honrosa a: NFres – Produtos Hortícolas e Aromáticas (na pessoa do Sr. Miguel Vasconcelos); Eirapneus – Montagem de Pneus (na pessoa do Sr. Valdemar Ribeiro) e Carmen da Conceição Ferreira. A cerimónia culminou com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes, seguido de um espumante de honra e do tradicional bolo de aniversário.
Este 101.º aniversário reafirmou o papel do Núcleo de Coimbra como uma instituição de referência no tecido cívico e social da cidade, mantendo viva a memória dos combatentes portugueses e promovendo os valores do serviço, da solidariedade e da cidadania.