No passado dia 6 de abril de 2024, o Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes comemorou o Centenário da sua Fundação. As comemorações iniciaram-se pelas 09h00 com a habitual concentração dos sócios, familiares e convidados na sede do Núcleo de Castelo Branco, onde assistiram ao içar da Bandeira Nacional e do Guião da Liga dos Combatentes.
Pelas 11h00, já na Praça Martim Afonso de Melo, onde se situa o Monumento dos Combatentes, com a presença de uma Força Militar do Regimento de Infantaria Paraquedista n.º 15 e de uma Secção de Recriadores do Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa (GREHC), deu-se início à Cerimónia de Homenagem aos Mortos.
Nesta Cerimónia colocou-se uma coroa de flores junto ao Monumento aos Combatentes, momento em que o Padre Manuel da Paróquia de S. Miguel proferiu uma oração alusiva a todos os Combatentes que caíram por Portugal. De seguida, foi condecorado o Sócio Combatente José Sequeira com a Medalha Comemorativa das Campanhas (Guiné 1965-1967).
Após breves alocuções do Presidente do Núcleo, Tenente-coronel Paulo Santos, e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Leopoldo Rodrigues, a Cerimónia terminou com uma salva de tiro realizada pelo GREHC.
Com o término da cerimónia oficial, pelas 12h00, os Sócios tiveram a oportunidade de visitar a Exposição “Presença Militar em Castelo Branco” que decorreu na Sala da Nora, sob a organização do Exército Português e do Regimento de Infantaria n.º 15, com o apoio do Município.
Pelas 13h00 deu-se início ao Almoço Convívio entre todos os sócios, familiares e amigos do Núcleo no restaurante “Kalifa”. O Núcleo de Castelo Branco agradece a todas as entidades, sócios, familiares e aos convidados que participaram e colaboraram na organização deste evento.